Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTABEIS

KENIN ELIDIANA DE SOUZA RA 370832
VILMAR TEIXEIRA RA 384421
LUZIMEIRE RIBEIRO DA COSTA RA 358406
SIMONE CRISTINA MONTEIRO RA 381848
GONÇALINA MARQUES DE ARRUDA RA 382899Cuiabá
2012

Disciplina: Ciências Sociais

Desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a Distância, como omplemento de avaliação da disciplina de Técnicas de Negociações do curso Ciências Contábeis 2º semestre, período letivo 2012/2
Prof ª: Ma. Claudia ReginaBenedetti
Tutora Presencial Evenildes A. Correa
Cuiabá 16 de Novembro 2012

Etapa 1

Cultura indivíduo e sociedade

O termo cultura tem associação diferente, dependendo de cada grupo cultural, individuo ou classe pertencente, podemos definir a cultura como uma maneira de viver de uma sociedade. Existem números infinitos de culturasocial, um exemplo é a refeição diária, o comum é se alimentar três vezes ao dia, o individuo que não pratica esse costume e visto como esquisito, no interior de São Paulo tem o costume de alimentar-se de saúva uma grande formiga daquela região.
A cultura é como um guia na vida da sociedade por exemplo se um Israelita estiver no Brasil e arrotar após uma refeição ele é visto como mal educado,mais no pais de sua origem isso é normal é somente um gesto de agradecimento pelo alimento, existe também a cultura cotidiana se eu acordo todo dia as cinco da manhã e vou para o ponto apanhar o ônibus vou ver sempre as mesmas pessoas tanto no ponto como dentro do ônibus, pois essas pessoas tem o mesmo hábito que o meu de se levantar as cinco, se por acaso eu me atrasar ou mudar o meu hábito vou meencontrar com outras pessoas.
Podemos também citar as culturas indígenas onde mulheres tem que ser gorda para casar-se algumas colocam colares para aumentar o tamanho do pescoço, homens colocam objetos para aumentar o tamanha dos lábios, furam orelhas se pintam etc.; são cultura normais para eles, mas para alguma sociedade isso é ridículo.
Em uma reflexão em grupo podemos entender que emdiversos caminhos culturais a sociedade e o individuo devem andar em harmonia entendendo a cada grupo cultural ao qual esta inserido e se houver necessidade de mudar para outra região onde a cultura se diferencia a do seu costume se identificar e participar dessa nova cultura de forma a não ser excluído e mal visto diante dela, um grande exemplo e se mudarmos do estado de Mato Grosso para o estado doParaná vamos identificar uma grande diferença cultural embora estejamos dentro do mesmo pais, devemos entender e participar desta cultura para vivermos bem nessa sociedade cultural Paranaense.

ETAPA 2

TEMA : A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO ( FILME ELIO PERTI, 1971)

O filme questiona os traços essenciais que seria a preconização do trabalho no capitalismo global, onde a produçãovalia mais , assim como a desvalorização da força do trabalho, e a degradação da saúde do trabalhador.

TRABALHO /CONSUMO/SOCIEDADE

O trabalho da década de 70 conforme relata o filme os operários faziam um trabalho pesado nas fábricas, trabalhavam de pé e o salário não acompanhava a produção, se tornando apêndice da máquina sendo assim o homem teria que se adaptar a maquinas e nemao menos sabiam o objetivo do trabalho.
A crise capitalista faz com que a organização dos trabalhadores se depara com o aumento do desemprego, e a convivência com a reestruturação do trabalho na fabrica.
A fabrica trabalhava com meta de produção, aumento de produtividade, e para cada 1000 peças produzida por dia os operários ganhavam 300 lira de salário e se fosse 3000 peças o salário não...
tracking img