Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mais do que criar uma rede de relacionamentos, o empreendedor deve manter contato com as pessoas. Porém, é preciso cautela para não se passar por chato ou aproveitador. "Quem só se lembrados outros quando precisa de algo, não será ajudado numa segunda oportunidade. Todos gostam de ajudar pessoas queridas, mas não de serem explorados", diz.

Veja abaixo dez dicas de JoséAugusto Minarelli para micro e pequenos empresários manterem redes de contatos sólidas.

1. Pratique networking todos os dias
Ao ir ao banco, cumprimente o caixa e passe na mesa dogerente para dar um alô. Em eventos, cumprimente as pessoas e troque cartões de visita. Marque almoços ou cafés de relacionamento. Contato pessoal custa tempo e habilidade de conversar, mas nãoexige dinheiro.

2. Faça uma lista com nome e endereço das pessoas que conhece
É quase impossível lembrar telefones e endereços de todas as pessoas que conhecemos. É preciso ter essesdados no celular, no computador ou numa agenda de papel. O ideal é ter os dados anotados em mais de um lugar, funcionando como uma espécie de "backup".

3. Mantenha os contatos atualizadosHoje, as pessoas mudam de número de celular, de endereço e de emprego com muita facilidade. É importante atualizar periodicamente os contatos para que as pessoas não "sumam do mapa".

4.Dê preferência ao contato pessoal
A forma mais produtiva e interativa de relacionamento é o contato pessoal. Ver e ser visto registra informações na memória do indivíduo. Se não forpossível, tente o telefone. E-mail, só em último caso.

5. Tenha sempre cartões de visita
O cartão de visita é um investimento baixo e tem de fazer parte do kit pessoal do empresário ao sair decasa, assim como é a carteira, o celular e o RG. Nunca se sabe quando ele vai encontrar uma pessoa importante, pode ser no final de semana, no condomínio ou na escola das crianças.
tracking img