CIENCIAS SOCIAIS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, reponderemos o questionário proposto relacionado a matéria de Ciências Sociais, que aborda temas como, interações sociais e a estrutura social e também os grupossociais.


1- A palavra “Grupo” é carregada de múltiplos sentidos. Justifique.
Muitas vezes é ultilizada para se referir a um agregado, ou um conjunto de pessoas que por pouco tempo acontece de estarenai nesni tempo no mesmo lugar. Em outros mimentos grupo está associado a indivíduos que estão colocados juntos porque compartilham de uma mesma caracteristica.
2- Os conceitos de agregação oucoletividade e categorias são utilizados confundindo-se com o de grupo social. Qual a diferença?
Agregação ou coletividade é qualquer conjunto físico de pessoas que estão ao mesmo tempo, no mesmo lugar, queinteragem pouco ou nada e não se sentem pertencer a um grupo. Exemplo: passageiros num ônibus, o público num jogo de futebol, pessoas numa fila fazendo compras. Todos esses exemplos têm em comum que aspessoas não têm consciência de interação entre si, acontece de estarem no mesmo lugar ao mesmo tempo. Já categoria é definido como sendo um conjunto de pessoas que partilham de características comuns,mas que não interagem entre si. Exemplo: Pessoas do mesmo sexo, da mesma faixa etária, da mesma ocupação.

3- Diferencie grupos pessoais de grupos externos.
Grupos pessoais são os grupos ais quais aspessoas sentem que pertecem. Expressam a idéia de "meu/minha", "nosso/nossa". Dos membros de um grupo pessoal esperamos reconhecimento, lealdade e auxílio. Nesse grupo o individuo se ente bem e ficaperfeitamente à vontade. Grupos externos são os grupos aos quais não pertencemos. outras famílias, outros clubes, outros partidos, outros países. Em relação aos grupos externos, o indivíduo sente afalta de interesse, considerando-os como não pertencentes ao grupo.
4- Justifique porque a imagem estereotipada influi no processo de socialização.
Porque muitas vezes são impressões distorcidas das...
tracking img