Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
POLO CAMPESTRE
ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS SOCIAIS



Eliana Aparecida do Lago
Jussara Célia Muniz RA - 394227
Flávia Fernanda Loiola e Silva RA - 397975
Gilmar Flávio do Lago RA - 371896
Priscila Juliana Vilela Barra RA - 363085CIÊNCIAS SOCIAIS


Professora Claudia Regina Benedetti



Campestre, 16 de novembro de 2012.



SUMÁRIO


1. CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE.........................................................................03
2. A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO......................................................................04
2.1 Quais interações sociais existem nocotidiano da sociedade atual?................................06
3. DESIGUALDADE SOCIAL................................................................................................06
4. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE............................................................................08
5. CONSIDERAÇÕESFINAIS................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................11
















ETAPA 1 - CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE

Cultura é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herançasocial da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social, é o conjunto de crenças, mitos, conhecimentos, instituições e práticas por meio dos quais uma sociedade afirma sua presença no mundo e garante sua reprodução e permanência no tempo. Ou seja, é um modo de vida que abrange toda a realidade existencial das pessoas e comunidades de uma sociedade, e não apenasas artes, o folclore e as crenças.

Cultura é tudo que faz parte da existência da pessoa e asseguram sua existência e permanência na sociedade.
Há dois sentidos da palavra cultura que podem ser destacados: o sentido popular, o antropológico e o sociológico. Num sentido popular a palavra cultura é utilizada para designar pessoas que possuem conhecimento, intelectualmente desenvolvidas. Nosentido antropológico e sociológico a palavra cultura é utilizada para designar o comportamento social de um grupo.
A cultura é recebida como herança ao nascer e também é adquirida na integração e interação com pessoas de outras regiões. A partir do momento que o homem passa a ampliar seus horizontes, tendo contato com a cultura de outras regiões, com hábitos e costumes diferentes do seu, ele passaa adquirir e incorporar ao seu modo de vida alguns desses hábitos, costumes, ou modo de agir. Assim como, pode também transmitir um pouco de sua cultura à cultura dessa outra região. É uma troca mútua de valores culturais, que é chamada de transculturação.

Podemos considerar então, que a cultura não é estática dentro do grupo, ela é dinâmica. De forma contínua, ela se desenvolve se aperfeiçoa,se modifica. É a própria sociedade que faz com que a cultura seja dinâmica, através de novas criações e do que é adquirido de outros grupos sociais.

A cultura é importante na vida do ser humano, ela vem para formar a identidade pessoal e social do individuo. O homem fazendo parte de uma comunidade, sabendo o seu lugar, o seu espaço, as suas origens, estando integrado e interagindo em seuambiente, sente-se inserido e fazendo parte da sociedade.

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de...
tracking img