Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP


ADMINISTRAÇÃO

NOVEMBRO/2012


CIÊNCIAS SOCIAIS
Profª. Ma. Cláudia Regina Benedetti
Tutora Presencial Ginamara Monteiro de Britto






CIÊNCIAS SOCIAIS












INDICE

Introdução.............................................................................................................................02

Capítulo 1

Aconstrução social da realidade, Cultura, Indivíduo e Sociedade.......................................03



Capítulo 2

Trabalho, Consumo e Sociedade...........................................................................................05

Filme: A classe operária vai ao paraíso.................................................................................06

”Quais interaçõessociais são existentes no cotidiano da sociedade atual.............................07

Capítulo 3

Resenha crítico-reflexiva, sobre os documentários: Bumbando e Ilha das Flores................08

Texto crítico-reflexivo sobre o documentário Pajerama........................................................10Conclusão...............................................................................................................................12

Referências Bibliográficas......................................................................................................13









INTRODUÇÃO






Através desta atividade notei que a Ciência Social é uma disciplina que busca estuda a vida dos indivíduos em sociedade de sua origem ao desenvolvimento, organização,grupos sociais e culturais.


Na sociedade o individuo encontra sua extensão onde toda ação exercida torna-se motivo para uma reação, se há uma ação violenta o ambiente torna-se violento e de difícil convívio para todos, se há uma ação pacificadora o ambiente torna-se pacífico e de fácil convívio com todos.


As atitudes dos indivíduos em nossa sociedade necessitam ser melhoradaspara que tenhamos um mundo melhor.




















02



Capítulo I


O livro: A construção Social da Realidade dos autores Peter Berger e Thomas Luckman mostra que a realidade vivida na sociedade pelo individuo em seu dia a dia pode ser influenciada pelo mundo que o cerca.


O cotidiano gera a interação social no sistema face a face, isso faz com queas ideias de diferentes classes sociais entrem em atrito mostrando a real posição do indivíduo conforme sua origem e criação (mesmo na barriga o individuo já tem contato com o ambiente no qual entrará).


A interiorização da realidade ajuda o individuo a interpretar um acontecimento e discernir o que faz sentido para ele e o que faz sentido para o outro individuo.


O individuopara se tornar membro da sociedade passa por um processo de socialização. E, temos dois tipos neste processo: Socialização Primária e Secundária.


• Socialização Primária: o indivíduo é apresentado na infância em virtude da qual se torna membro da sociedade (esta é a base para a socialização secundária, pois interfere na aprendizagem definidas ao nível social).
• SocializaçãoSecundária: é o processo que introduz o indivíduo já socializado em novos setores da sociedade (baseada em instituições).


A vida em sociedade nos dias atuais sufoca a individualidade das pessoas prevalecendo à necessidade do trabalho em equipe e a vida em grupo.


Os interesses coletivos que teoricamente ganham superioridade, não raro se chocam com os individuais, mesmo os gruposinstituindo regras, preceitos e leis reguladoras, a igualdade de direitos e deveres (pouco praticada atualmente ou praticada de forma incorreta e incompleta), constante em todas as constituições do mundo, acaba se tornando utopia e meramente um conjunto de regras não praticados.


A sociedade dá-se por grupos com semelhanças étnicas, culturais, políticas e religiosas ou simplesmente por...
tracking img