Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HARRISON BRUNO A. CORREA – RA 370368
CÁSSIO DANTAS NUNES – RA 370778
WAGNER AUGUSTO BLANCO – RA 376240
JOSÉ NILSON BARBOSA DE OLIVEIRA – RA 367865
DIEGO ESPINOSA SERPA – RA 386268

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

PROFº
Rodrigo Shiguemoto

CAMPO GRANDE / MS
NOVEMBRO/2012

Capitulo 1

A história da contabilidade confunde-se com a história da humanidade,pois a partir da necessidade do homem proteger suas posses e interpretar as variações ocorridas com o objeto material ele inconscientemente já sentia a necessidade da utilização da contabilidade para efetuar leituras dessa natureza.
Estudos sobre civilizações da Antiguidade mostram que o homem primitivo fazia a e o controle de seus rebanhos, demonstrando assim preocupação com a suas riquezas.Antonio Lopes de Sá (1997 apud Hiane, 2007 p.41) diz que as civilizações da Suméria e da Babilônia apuravam custo, efetuam revisões de contas, controles gerenciais de produtividades, orçamentos, registrando tudo isso em pranchas de argila, tudo em um processo evolutivo que vem desde 4000 a.C., aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico.
À medida que as riquezas do homemcrescia, aumentava sua ansiedade em saber a maneira mais fácil e mas rápida de aumentar suas poses, e o como havia a diversidade de informações e elementos de sua riqueza, já era difícil a memorização de tudo o que ele possuía, assim surgia a necessidade de registrar tudo aquilo que envolvia sua riqueza, para que pudesse saber como a melhor forma de utilização futura daquilo que ele possuía hoje.A evolução da Contabilidade se faz em quatro grandes períodos:
Antigo: início com a civilização do homem até 1202 da era cristã, quando foi publicado o “Líber Abaci” de Leonardo Pisano. Nesta época, o controle era realizado de forma rudimentar, mas servia para a identificação dos rebanhos, que eram feitos através de pedras colocadas em recipientes para separar os nascimentos dos animais, separarpagamentos de dívidas, entre outros motivos. Existiam também as fichas de barro, onde eram feitos os registros do Inventário, a contagem dos bens, o controle de “entradas” e “saídas” dos animais, de produtos agrícolas, etc., separados conforme sua natureza.
• Medieval: início em 1202 da era cristã até 1494, quando foi publicado no mesmo ano da obra “Tratactus de Computis et Scripturis”(Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli.
Ela contribuiu para que a contabilidade entrasse no ramo do conhecimento humano e seu enfoque principal seria sobre o débito e crédito e respectivos números positivos e negativos. Este período foi marcado por muitas mudanças. Estudavam técnicas matemáticas, medidas e pesos entre outros e o desenvolvimento financeiro e comercial do homem. 6
•Moderno: início em 1494 até 1840, quando foi publicado “La Contabilità applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” de Franscesco Villa. Neste período, com os diversos acontecimentos da época, a contabilidade se tornou extremamente importante, pois houve muita movimentação de riquezas e de pessoas de um determinado lugar para outro.
Com a obra “Summa de Aritmética, Geometria, Proportioniet Porporcionalitá”, o Frei Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade e não somente das partidas dobradas, deixou um registro sobre a Contabilidade e sua Escrituração, mostrando, o que era necessário para o comerciante, sistematizando a contabilidade, marcando assim o inicio da fase moderna de sua história.
Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca expôs a terminologia adapatada:"Per" , mediante o qual se reconhece o devedor;
"A", pelo qual se reconhece o credor.
Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje
• Científico: início em 1840, até os dias de hoje. Neste período, surgiram muitas escolas que identificavam várias visões para a contabilidade. Essas escolas demonstravam cada uma, a sua visão para a contabilidade. As...
tracking img