Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir do livro “Sociologia”, de Reinaldo Dias podemos dizer que a Sociologia, em sua definição mais básica, pode ser entendida como o estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. E ainda, a sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico, científico e teórico do que o trabalho social - que é mais prático. Issonão quer dizer que a sociologia não possa ser aplicada a muitas situações práticas. Uma das principais aplicações práticas da sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo. Como exemplo pode-se descrever como a sociologia tem uma importante função na análise da pobreza. Se perguntarmos às pessoas qual a causa da pobreza, ou o que podeser feito para diminuí-la ou até mesmo erradicá-la, teremos opiniões as mais variadas e até mesmo contraditórias. E, de um modo geral muitos irão culpar os indivíduos pela sua condição econômica. Na realidade, ao olharmos as pessoas pobres não encontraremos uma explicação para o fenômeno. o fenômeno da pobreza será explicado de um ponto de vista sociológico como produto de uma série de relaçõessociais existentes na sociedade, as quais mantêm um padrão de dominação de uma classe (ou grupo) sobre outras (ou outros) preservando um tipo de exploração que mantém grandes parcelas da sociedade na pobreza. Ou seja, do ponto de vista da sociologia, o indivíduo não é responsável pela sua condição social, ele é pobre fruto das relações existentes entre diferentes grupos na sociedade.
Quem consagrouo uso da palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839, que a utilizou em substituição à expressão física social, passando a designar essa nova ciência que se dedicava ao estudo do mundo social. A palavra é híbrida, composta de um termo latino, socio, que exprime a idéia de "social", e pelo termo grego, logos, que exprime a idéia de "estudo".
Por denominar essa nova ciência e definir o seu campode trabalho, Comte é considerado o "pai" da Sociologia, além de ser reconhecido como fundador do Positivismo. Dessa forma, a ideia de progresso, estabilidade e coesão atuou diretamente sobre os primeiros teóricos da sociologia e não se preocupava no início em ser uma ciência inovadora. No Brasil, temos também a grande influência do positivismo na Sociologia.
A Sociologia como disciplinacientífica surgiu no século XIX, e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social. Ela surge num período histórico marcado por acontecimentos importantes como o fim da sociedade feudal e o início do capitalismo.
As Ciências Sociais se diferenciam das Ciências Naturais pois estas últimas são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural - físico, biológico -utilizando o método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. Já as Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas. concentrando-se portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. E como a Sociologia é uma ciência, deve seguir com rigor os métodos etécnicas determinados para se fazer uma pesquisa, seguindo algumas regras básicas como
por exemplo:
A sociologia pela própria natureza de seu objeto de estudo atinge o público com mais facilidade que outras ciências, pois aborda questões que envolvem seu cotidiano, acontecendo desta forma um número maior de discussões abertas que possibilitam um maior exame da pesquisa, tomando-se quando bemcompreendido - um mecanismo de autocorreção. Desse modo, as conclusões em sociologia nunca podem ser consideradas finais e absolutas, mas sempre estarão abertas a questionamentos, testes e revisões. Nenhuma nova teoria ou descoberta, mesmo de grande repercussão, é aceita acriticamente. No cotidiano, nós frequentemente utilizamos um único fato, para expor um ponto de vista ou emitir uma opinião....
tracking img