Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão discursiva:
Leia o caso concreto e responda as questões propostas:
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregadadoméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, namadrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes — o estudante de administração Felippe de MacedoNery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 — confessaram o crime e serão levados para aPolinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 às em O Globo On Line).
1 – Utilizando como base deanálise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?

Estecomportamento foi descrito por Durkhein, como “Fato Social”. O fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente.São caracteristicasbásicas que distinguem os “Fatos Sociais”: “Coerção Social”,”Fatos Exteriores ao Indivíduo” e a “Generalidade”.A “Coerção Social”,é a que mais se encaixa neste quadro, as coerções,podem ser legais ou morais,as legais são as previstas em lei,já as morais,afloram da própria sociedade,onde neste caso ,enquadra-se a questão de racismo, a ideia de quehomosexuais, prostitutas, mendigos, pobres, analfabetos, judeus, negros, enfim todos são indivíduos menores, sem direito a vida e dignidade.Logo sem direito a serem respeitados
tracking img