Ciencias politicas: pensadores politicos desde maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: Lucas Giovanne; Pedro Israel, Pedro Patocino e Rafael Carlos
Ciências Políticas: Profº. Aroldo
1º Semestre B - Noturno

PENSADORES POLÍTICOS

 MAQUIAVEL
Teoria Monista: Maquiavel defende a idéia de que deveríamos ser amáveis e temíveis, ou seja, nos fundirem a ambas circunstancias. Pois na teoria monista, o estado se sobressai ao direito, e paraMaquiavel, ser temido vale mais que ser amado.
Teoria Dualista: o estado e o direito são duas frentes diferentes. Para Maquiavel o estado não tem mais a função de assegurar a felicidade e a virtude, ou seja, devem caminhar separadamente.
Teoraia Paralelismo: estado e direito são interdependentes entre si, não podendo conviver de forma separadamente. Para Maquiavel, a realidade política e arealidade social se interligam no que se pode fazer e o que é necessário fazer, porem cada um com sua frente.
Nascimento Originário: Ocorre a partir de um grupo de pessoas, em um determinado território, organizam-se e estabelecem seu próprio governo. Maquiavel escreve que o poder baseia-se na democracia, ou seja, no consentimento do povo.
Nascimento Secundário: pode ocorrer pela união ou peladivisão de estados já existentes. Maquiavel, agora, pensa na construção de um estado unitário e moderno, portanto do estado absoluto, a partir do que já está formado.
Divisão Nacional: aquela na qual uma determinada região obtêm sua independência e forma uma nova unidade política. Maquiavel, funda uma nova moral, que é a do cidadão, do homem que constrói o estado. Para ele, não é mais a moral da almaindividual, que deveria apresentar-se ao julgamento divino.
Divisão Sucessoral: como exemplo desta divisão podemos destacar, o estado, que era considerado propriedade do monarca e repartido entre seus parentes e sucessores, dividindo um estado maior em menores. Maquiavel defende que a grande idéia central de que os grandes lideres de estados, era uma espécie de preparação destes para o Reino deDeus. Sendo assim, o estado agora, passa a ter suas próprias características, faz política, segue suas técnicas e suas próprias leis, há então uma descentralização.
Modos Derivados: ocorrem quando um estado surge a partir de outro. Maquiavel, em sua época, elabora, a partir da Idéia de estado, uma teoria de como se constitui o estado moderno, trazendo assim, o inicio da ciência política.Governo de direito: é aquele constituído de acordo com a lei e com a legitimidade. Maquiavel pensa na construção de um estado unitário e moderno, e descreve o que será o processo real da formação dos estados unitários.
Governo de fato: implementado através de violência ou fraude. Deste modo, Maquiavel afirma em sua obra que entre ser amado e temido, o melhor e mais seguro a se escolher e ser temido.Governo Legal: é aquele que segue o caminho da constituição. Para ele, devemos estudar as coisas como elas são e devemos observar o que se pode e é necessário fazer.
Governo despótico: O que o move são interesses pessoais. Maquiavel cita que, entre dois homens, enquanto você fizer o bem para eles, são todos seus, oferecem-te seu próprio sangue, isso até o momento que você precisar deles, poisquando acontecer, lhe viram as costas.
Governo constitucional: é um governo que se orienta pela constituição de seu estado. Para Maquiavel, devemos estudar as coisas como elas são e devemos observar o que se pode e é necessário fazer.
Governo absolutista: é o governo que concentra o poder em si próprio. Em sua obra, defende que o estado passa a ter suas próprias características, sua técnica esuas próprias leis, não discerne mais a idéia de que o estado é a preparação do homem para o reino de Deus.

THOMAS ROBBES
Teoria Monista: considera que Direito e Estado são duas realidades sinônimas, consubstanciam uma mesma realidade.  Para Robbes, os homens se jogam uns contra os outros pelo desejo de poder, riquezas e propriedades, ou seja, almejam simultaneamente esses três elementos....
tracking img