Ciencias eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(DOC. LEGJUR 117.7174.0000.5900)

4 - STJ. Consumidor. Contrato de compra e venda de máquina de bordar. Pessoa física. empresário individual. Fabricante. Adquirente. Vulnerabilidade. Conflito queenvolve microempresária e empresa de considerável porte. Competência. Nulidade de cláusula eletiva de foro. Contrato de adesão. Considerações da Minª. Nancy Andrighi sobre o tema. Precedentes do STJ.CDC, arts. 2º, 3º e 54. CPC, arts. 94, 100 e 111.

«... II – Da nulidade da cláusula de eleição de foro (violação dos arts. 94, 100 e 111 do CPC e dissídio jurisprudencial). Em decorrência daampliação do conceito de consumidor para a hipótese dos autos, passa-se a analisar a validade da cláusula de eleição de foro à luz da legislação consumerista. Uma vez adotado o sistema de proteção aoconsumidor, reputam-se nulas não apenas as cláusulas contratuais que impossibilitem, mas as que simplesmente dificultem ou deixem ( Continua)

Opções
ÍNTEGRA HTML - EMENTA P/CITAÇÃO - INDICAR - COMENTÁRIOS(0) - ADICIONAR FAVORITO
(DOC. LEGJUR 117.7174.0000.6000)

5 - STJ. Consumidor. Contrato de compra e venda de máquina de bordar. Pessoa física. empresário individual. Fabricante. Adquirente.Vulnerabilidade. Relação de consumo. Conceito de consumidor. Teoria finalista. Conflito que envolve microempresária e empresa de considerável porte. Contrato de adesão. Considerações da Min. Massami Uyedasobre o tema. Precedentes do STJ. CDC, arts. 2º, 3º e 54.

«... Não se olvida que, segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a aquisição de equipamento, por pessoa física (empresárioindividual) ou jurídica (sociedade empresária), com o objetivo de melhoria da atividade empresarial, por constituir uma atividade de consumo intermediária, em regra, afasta a incidência do Código deDefesa do Consumidor. Nesse sentido: REsp 541.867/BA, relator para o acórdão o eminente Ministro Barros Monteiro, Segunda Seção, DJ de 16/05/200 ( Continua)

Opções
ÍNTEGRA HTML - EMENTA...
tracking img