Sociedade de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE CONSUMO
A oferta excede a procura; parte do orçamento familiar destinado a produtos e serviços desnecessários; necessidade constante de consumir; oferta de bens normalizados produzidosa baixos custos que, resultam da produção em série, atrativos e de duração efêmera, estas são algumas das características da sociedade que atualmente pertencemos, a SOCIEDADE DE CONSUMO.
Algunsdizem que surgiu com a queda do feudalismo e início do capitalismo, outros dizem que surgiu com a revolução industrial, mas de um ponto de vista, há relações com esses dois pontos, pois o capitalismo“respira” pela necessidade do lucro, aí então a necessidade de produzir e vender para obter o mesmo, mais até então, a produção era um tanto limitada a força e energia dos operários, e com o início daindústria, advento de tecnologias e máquinas, a produção passa a ser ilimitada, neste ponto então é que surge a sociedade de consumo.
Com o surgimento da mesma, em consequência surge o Marketing e apublicidade ( de uma maneira mais estudada) pois o número de indústrias aumentou gradativamente, e então logicamente a concorrência entre elas para conseguir consumidores aumentou, é então que entra omarketing e a publicidade: de uma maneira resumida marketing é o estudo do mercado e publicidade é a divulgação do produto/serviço. E são esses os dois principais fatores que mantém a sociedade de consumoativa.
A publicidade é tão persuasiva em nós que consegue fazer com que sentimos a necessidade de adquirir determinado produto/serviço, sem necessitarmos dele. “Quero aquele celular novo porque estána moda”, “Preciso de internet de alta velocidade em minha casa”, estes desejos são influenciados pela publicidade em vias de comunicação fortíssima, como a própria internet e principalmente atelevisão, e nós que pensamos que temos direitos a liberdade (pelo menos como esta escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos) não somos livres, a partir do momento que compramos algum...
tracking img