Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria e energia
As duas peças-chave de um quebra-cabeça infinito.

Quanto a mim, que escrevo este artigo, à minha volta existem caneta, lápis, papel, lâmpada, brilho, luz, geladeira, ímã de geladeira, parede, janela, árvore, vento (ar em movimento), pessoas andando (então, também movimento)...

Essa lista de coisas pode ser dividida em dois grupos distintos, os quais, por sua vez, podemreceber nomes diferentes:

1) O grupo das coisas que ocupam lugar no espaço: caneta, lápis, papel, lâmpada, parede, árvore, ar, pessoas, ímã, geladeira - que chamamos de matéria.

2) O grupo formado por aquilo que provoca acontecimentos e causa impressão nos nossos sentidos: luz, brilho, movimento, força que mantém o imã grudado à geladeira (magnetismo) - que chamamos de energia.

Conclusão:podemos classificar como matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e, como energia, o que não ocupa lugar no espaço, mas mexe com nossos sentidos e também transforma as diferentes quantidades e tipos de matéria.

Átomos e atritos
Do que é feita ou formada a matéria? Essa é uma pergunta que tem sido feita pela humanidade há mais de 2.000 anos. Por volta do ano 400 a.C., o filósofo gregoDemócrito, num passeio à beira mar, sentiu-se curioso e começou a se questionar sobre os grãos de areia que ele via na praia. "Quantos grãos de areia é possível que existam em todas as praias da Terra? Qual será o tamanho do menor grão de areia existente no mundo?"

Na realidade, Demócrito estava era preocupado com a composição do Universo. Como era composta aquela grande variedade de formas,texturas, corpos, seres, etc., que ele tinha a sua frente?

Duzentos anos antes, outro filósofo grego, Tales de Mileto (640-540 a.C), já havia passado parte de sua vida estudando essa composição. Entretanto, a preocupação de Tales se concentrava no comportamento dos compostos do universo ou das matérias que compõem o ambiente. Por exemplo, certa vez ele esfregou um bastão de âmbar (uma resina fóssil deuma espécie extinta de pinheiro) em um chumaço de lã de carneiro. Reparou então que, a partir disso, o bastão passava a atrair penas, pêlos e pedaços de palha, o que não ocorria antes da esfregada - ou melhor: do atrito. Âmbar, em grego, recebe o nome de "elektron".

Dividindo o indivisível
A teoria atualmente aceita sobre a composição do Universo se origina dessas duas linhas de pensamentos:as idéias de Tales de Mileto - preocupado com as propriedade da matéria - e as reflexões de Demócrito - interessado na sua forma.

Agora, pegue um biscoito de polvilho, daqueles redondinhos, e parta-o ao meio. Depois, parta ao meio uma das metades. Em seguida, parta a nova metade ao meio e continue assim enquanto for possível! Onde você vai chegar? Provavelmente num bocado de farelo bem fininho,cujos grãos você não conseguirá dividir.

Foi exatamente dessa maneira que Demócrito pensou: "Se eu dividir cada vez mais um grão de areia, vou chegar a um ponto em que ele não se divide mais. Uma parte indivisível, atômica (a = não; tomos = divisão), o átomo.

Da velha Grécia até os dias de hoje, muitos outros pesquisadores se encantaram por esse tema e o conhecimento humano sobre o assuntofoi sendo gradativamente ampliado. Hoje, sabe-se que o átomo não é indivisível, ele pode ser dividido sim, mas - em respeito ao conhecimento herdado dos gregos - a palavra átomo foi mantida para designar as menores partes ou partículas que constituem a matéria. Aliás, uma das partículas subatômicas (ou seja, menores do que o átomo) ganhou o nome grego para o âmbar: elétron.

Corpos eletrizadosEnfim, a matéria é formada por átomos, os quais são formados por partículas subatômicas. São elas que dão as propriedades à matéria. Mas os pensamentos de Tales e Demócrito, como dissemos, serviram de base para outros pensadores ao longo da história. Por exemplo, as idéias do físico inglês Willian Gilbert (1544-1603) que se perguntava por que, quando Tales atritava o bastão de âmbar com a lã,...
tracking img