Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os professores e os problemas enfrentados na profissão.

O sistema educacional brasileiro tem enfrentado problemas que vão da demanda por vagas, passam pela repetência e evasão e que agora, mesmo mantidos os anteriores, concentram-se nas condições objetivas e subjetivas de trabalho.
Frequentemente temos ouvido várias reclamações, por parte dos professores, das situações por eles vivenciadas eque os tornam desmotivados com a profissão e com o trabalho que realizam. Essas reclamações tornam a profissão “professor” desvalorizada e têm diminuído sensivelmente o status da profissão.
Os problemas vivenciados pelos professores não são recentes e, certamente, são provenientes de uma pouca valorização da educação como possibilidade de construção de sujeitos críticos, participativos e emmelhores condições intelectuais. Além disso, acreditamos que essa pouca valorização não está tão associada à falta de vontade política, mas à incompetência de muitas administrações que este país já teve.
A formação continuada, tanto dentro das escolas quanto nas instituições formadoras, deveria focar problemas reais de sala de aula e ser uma forma de conscientizar o professor de que nem tudo o que elefaz é o mais adequado.
É importante que o governo dirija suas ações para a melhoria das condições de trabalho dentro das escolas e para a melhoria salarial e do consequente status da profissão. Mas também é necessário que o professor se conscientize do seu papel, ou seja, não bastará resolver as questões objetivas para que alcancemos uma aprendizagem efetiva, as questões subjetivas também sãodeterminantes no processo de ensino-aprendizagem.
O ponto de partida para comprender a atuação do docente em sala de aula é a opinião sobre suas próprias práticas educativas. Os professores descrevem um cotidiano no qual sua atuação não se resume apenas ao campo da didática, mas engloba um espectro mais amplo, no qual está incluído o enfrentamento de questões ligadas à convivência, ao comportamentoe à formação de atitudes e valores.

A falta de disciplina dos alunos surge como uma das maiores queixas desses profissionais da educação, e em seguida, o aluno está desmotivado, demonstrando pouco interesse em aprender .

Falta de disciplina: alunos desatentos | Indice número 1 de reclamação pelo professor |
Falta de motivação dos alunos | Indice número 2 de reclamação pelo professor |O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procurar algo mais interessante para fazer.
As estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores para lidar com a indisciplina têm sido desastrosas e estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma demostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsãoé o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas.
Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, e os alunos afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. Oresultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma".

Agir na hora certa e sempre manter a calma.

Mesmo que você aja da forma mencionada nos itens anteriores, em momentos conturbados na sala você tem de manifestar desagrado com relação a comportamentos inadequados. Quando um aluno insiste em conversar sobre o fim de semana durante a...
tracking img