Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. O apoio à instituição de novas empresas 1
2. O Brasil representa a liderança na América Latina 3
3. Como surgiram as micro e as pequenas empresas 5
4. A importância da tradição empresarial 6
5. O avanço do Capitalismo e da concorrência 7
6. Fatores que podem fomentar novas empresas 9
7. Transformações a serem efetivadas com o apoio da Contabilidade 10
8. Consórcios ecooperativas como forma de desenvolver novas empresas 11
9. O incentivo por atividade e no interesse comunitário 12
10. O ensino profissionalizante e a literatura 15
11. A evasão tributária sem a ciência contábil 16
12. A necessidade de recorrer à ciência contábil 17
Referências bibliográficas 18


A CONTABILIDADE E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

1. O apoio à instituição de novas empresas

ACiência Contábil vem perdendo espaço na atuação do mundo empresarial, não só pelo avanço da tecnologia, permitindo muitas respostas sem a presença do profissional, como também pela ingerência de outras Ciências e seus defensores sem ética, interferindo nos registros, controles e atos administrativos inerentes aos contabilistas. Essa atuação inclui tanto o interesse do poder público como asneces-sidades dos empresários, minimizando custos e inovando atitudes.

Há uma necessidade urgente de se encontrar novas estratégias para aumentar o campo de atuação dos contabilistas, promovendo-se o nascimento de novas empresas, onde o mercado passe a atuar com a utilização de novas ferramentas, como por exemplo o acompanhamento amiúde da vida desses pequenos núcleos, sugerindo novas formas de obtermelhor rentabilidade, elaborando relatórios fundamentados sobre incentivos fiscais, isenções e imunidades, a fim de que a Ciência Contábil seja encarada nesse terceiro milênio como um fator decisivo no crescimento das empresas.

A questão do crescimento do mercado de trabalho, vem sendo discutida mais acentuadamente, desde a segunda metade do século XIX, com as grandes inven-ções que tornaram omundo mais veloz, ágil e competitivo em todos os segmentos da vida humana, como o avião, o rádio, a televisão, o telefone e outras maravilhas da revolução industrial.

Quando houve a substituição do homem pela máquina na segunda metade do século XIX, e o esplendor da Revolução Industrial começou a perturbar o sindicalismo e a favorecer o capitalismo, a antiga luta entre o capital e o trabalhopassou a ser direcionada na busca de um equilíbrio que confortasse o homem entre a riqueza e a produção. Esta, até então concentrada e fundamentada na cooperação individual (mão-de-obra do proletariado), passou a agasalhar-se nas grandes fábricas, causando profundas transformações sociais e econômicas no mundo empresarial.

O indivíduo, de repente, mesmo qualificado para algumas tarefas, começoua ver o seu emprego esvaziar-se na substituição perversa das máquinas criadas pelo próprio homem, sempre em busca de um progresso mais rápido. O operariado e os profissionais liberais necessitavam de novas empresas, para manter ou aumentar o número de empregos.

Incontestavelmente, o capital vem minando as forças do trabalho humano, com a modernização de máquinas, equipamentos, com ainformática, onde os meios de produção adquiriram uma invulgar velocidade, os custos sociais descambaram e a cada dia torna-se mais difícil a estabilidade social da humanidade, que assiste perplexa ao progresso e a riqueza de poucos contra o desemprego, a miséria e o caos social da grande maioria.

As riquezas são cada vez mais concentradas e por mais que alguns homens atuem com desprendimento, mesmoque as discussões para melhorar as condições de vida da grande massa obreira se repitam, o capital vem sempre superando a si próprio na luta contra o trabalho.

Com o avanço da tecnologia a produtividade cresceu, muitas empresas reduziram seu tamanho, outras não foram instituídas, e a procura da mão-de-obra, tanto nos escalões inferiores, quanto na esfera profissional e qualificada atingiu sem...
tracking img