Ciencias aplicadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADMINISTRAÇÃO E AS CIENCIAS SOCIAIS:COMPREEDENDO O COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO
Ate fim do século XVIII,todo conhecimento sobre o homem e a natureza,erapossibilitado pela filosofia e outurgado pela teologia cristã no oriente. Depois desse periodo as Ciências Naturais surgiu autorizada pela religião catolica.
CIÊNCIAS NATURAIS:biologia, física e química. Buscam constâncias,regularidades e frequêcias dos fenômenos,e estabelecem meios e métodos teoricos para a previsão de novos fatos.
CIÊNCIAS SOCIAIS EHUMANAS:é um conjunto de saberes sobre o homem,sociedade e a cultura.Tem o próprio ser humano como objetivo.
Encorporaram as mesmas ideias de cientificidade do métodocientífico positivista(ciencias exatas e naturais),ou seja, a experimentação,a observação, a descrição a e previsão dos fatos. Mas alguns cientistas chegaram a duvidar dapossibilidade desse campo empreender aquilo que se convencionou chamar de méto científico,ou seja, se os dados encontrados por esse campo do saber poderiam contemplar umconhecimento cientificamente válido.
A fenomenologia, criada por Edmund Hussert,dizia que os fenômenos possui características próprias, são determinados pela história e pelocontexto cultural,e, portanto, são distintos dos fenômenos naturais da Química, Física e ciências paralelas.O homem transforma a natureza e se transforma ao mesmo tempo.
OMarxismo, elaborado por Karl Marx, compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o quediferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
tracking img