Ciencias ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo Silva de Jesus Sant’Anna
20101102815 1VIRCIE-I

Desenvolvimento sustentável e Biomas

Trabalho de P3-1ª parte apresentado à Univesidade Veiga de Almeida como requisito para aprovação na disciplina de Ciências Ambientais, parte integrante da graduação em Direito.

Tutor: Cecilia Bueno

Rio de Janeiro
2012-2

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................................. III
* Desenvolvimento Sustentável.............................................................................................IV
* Biomas.................................................................................................................................V
* A pecuária e a floresta equatorial– uma relação delicada..................................................VI
* Conclusão............................................................................................................................VII
* Referências..........................................................................................................................VIII

III
INTRODUÇÃO

Há algum tempoatrás, a destruição das florestas era considerada um caminho para o desenvolvimento. Mas hoje preservar é sinônimo de sobreviver.
Essa ideia de preservação faz com que caia a intenção de desenvolvimento através do desmatamento, e luta contra o acelerado ritmo de destruição dos recursos naturais que ainda existem.
Um novo modelo de desenvolvimento deve ser criado visando a necessidade vital deconservação do meio ambiente, devemos buscar um crescimento econômico que explore os recursos naturais de forma não predatória.
Essa forma de usufruir de nossos recursos de maneira mais racional tem reflexos na preservação dos diversos Biomas que encontramos em nosso planeta, os quais abordaremos mais adiante.

IV
O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, porocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dosproblemas globais ambientais, conhecido como “Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta.
Desenvolvimentosustentável significa:
“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevêem que osconflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.
A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

V
Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo...
tracking img