Cienciad dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA ITEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
ENEGNEHARIA DE ENERGIAS
CIÊNCIA DOS MATERIAS

ENSAIO DE TRAÇÃO
Introdução
O ensaio de tração consiste em submeter umdeterminado material a uma força de tensão de forma a alonga-lo. No ensaio de tração o material é alongado ate seu ponto de ruptura, ou seja, até o ponto em que se rompe. Este tipo de ensaio é feito com oobjetivo de saber quais são as cargas máximas que ele suporta, bem como saber seu comportamento a uma determinada carga aplicada.
O ensaio de tração é realizado em máquina específica de laboratório eeste é interligado a um software, que é responsável por traçar um gráfico conhecido como tensão-deformação simultaneamente a realização do ensaio. Com o gráfico é possível saber a força aplicada aomaterial e a deformação sofrida pelo mesmo. Na análise do gráfico também é possível saber o módulo de elasticidade do material, seu limite de resistência, bem como sua tensão de ruptura.
O módulo deelasticidade corresponde a rigidez do metal, assim, quanto maior for o módulo de elasticidade, menor será sua deformação elástica.
O limite de resistência corresponde a tensão máxima alcançada noensaio de tração, enquanto que a tensão de ruptura corresponde a tensão aplicada para que o material se rompa.
Em termos gerais, o ensaio de tração se constitui como um excelente método laboral paraanálise das propriedades mecânicas dos materiais a serem submetidos a este ensaio. O estudo destas propriedades é indispensável para quem trabalha com estes materiais, como por exemplo, a engenhariacivil.
O ensaio de tração
O ensaio foi realizado em um laboratório de ensaio mecânico na Universidade Federal do Ceará – UFC. Utilizou-se a máquina Emicdl 2000, uma máquina com capacidade de aplicaruma força de até 100 kN. O material que foi utilizado, ou o corpo de prova, foi o vergalhão CA 50, comercialmente conhecido como GG 50.
Primeiramente foi necessário colocar o corpo de prova na...
tracking img