Ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
2. Filosofo Pitágoras
3. Matemático Aristóteles
3.1 Obras de Aristóteles
4. Físico Newton
4.1 Leis de Newton
4.2 História
4.3 Segunda Lei de Newton
4.4 Impulso
4.5 Sistema de Particulas e Massa Variavel
4.6 Terceira Lei de Newton
4.7 Principios Fundamentais ou Segunda Lei de Newton
4.8 Massa – Medida de Inercia
4.9 Unidade de Medida
5. Conclusão
6. ReferênciasBibliograficas







1. INTRODUÇÃO
2. Filosofo Pitágoras

Pitágoras de Samos nasceu por volta de 571 e 570 a.C, na cidade de Samo.Fundou em Crotona, na Itália, Magna Grécia, um grupo de caráter científico, ético e político, que conquistou vários adeptos entre os gregos dessa região e da Sicilia. Ele morreu possivelmente em 497 a.C. ou 496 a.C. em Metaponto. Com exceção destes dados, suavida está mergulhada em eventos imaginários ou lendários. Há ate quem afirme ser seu nome proveniente da expressão ‘altar da Pítia’, ou o que foi predito pela pitonisa, uma vez que esta sacerdotisa afirmou à mãe que seu filho seria uma pessoa extraordinária.
Este filosofo e matemático grego criou uma escola batizada com seu nome pitagorica. Seu pensamento contribuiu muito para o desenvolvimento daMatemática e da Filosofia ocidental. Alias, curiosamente, foi ele quem elaborou o termo ‘filosofo’. Pitágoras também realizou seu sonho transformar em realidade e em inovação política seu ideal de educação ética. Mas isto lhe trouxe muitas inimizades e criticas que o levaram a abandonar Cretona. Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos daépoca.
Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta terra era esférico e suspenso no Espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo,observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Recebeu muitas influencias cientificas e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Enquanto visitava o Egito,impressionado com pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triangulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tabua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Suainfluência nos estudos futuros da matemática foi enorme, pois um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.

Alguns pensamentos (frases) de Pitágoras:
Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.
Todas as coisas são números.
Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe.
Com ordem e com tempo encontra-se osegredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
A evolução é a Lei da Vida, o Numero é a Lei o Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
A Escola Pitagórica tinha uma predileção pela investigação do caráter dosnúmeros, uma vez que para seus adeptos eles constituíam a essência de tudo. Do estudo desta área surgiu a teoria da harmonia das esferas, segundo a qual todo o Universo é governado por interações matemáticas. Com eles não tinham ainda conhecimentos suficientes, nesta época, para diferenciar formas, leis matéria e as substâncias dos objetos, concluíram que o número era a ponte entre os elementos.Diante da diversidade da existência, os pitagoricos encontram obstáculos para justificar a composição única e não mutável dos objetos. Como explicar as constantes transformações da vida? Assim, tentando responder esta questão, eles recorrem aos opostos – o ilimitado e o limitado – ou seja, o par, que permite a todos os números serem divididos por dois, os que lhe permite ser limites, portanto...
tracking img