Ciencia e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO GABRIEL
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: RICARDO SÁ
CURSO: DIREITO PERÍODO: 1 TURNO: NOITE

CIÊNCIA E POLÍTICA: DUAS VOCAÇÕES
(Autor: Max Weber)

Amanda Verena Carvalho Batista
Jéssik Gerôncio da Silva
Joelson Pereira da Silva
Rayssa Nicole França
Thúlio Sousa Guimarães Silva
Yhasminy Sousa GomesTERESINA-PI
ABRIL/2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. CIÊNCIA COMO VOCAÇÃO..................................................................................04
2.1 Joelson Pereira daSilva............................................................................04
2.2 Rayssa Nicole França................................................................................05
2.3 Amanda Verena Carvalho Batista.............................................................06
3. POLÍTICA COMO VOCAÇÃO................................................................................08
3.1 Thúlio Sousa GuimarãesSilva...................................................................08
3.2 Yhasminy Sousa Gomes...........................................................................11
3.3 Jéssik Gerôncio da Silva............................................................................13
4. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................17INTRODUÇÃO
Maximalizam Karl Emil Weber nasceu em 1864, em Erfurt, na Alemanha. Viveu o período de transição do Primeiro Reich para o Segundo Reich, falecendo em 1920 no início do Terceiro Reich. Graduado em Direito, dedicou-se a variados estudos nas áreas acadêmicas, considerado um dos fundadores da sociologia moderna Weber contribuiu com vastas obras literárias, na sua maioria,voltada para a politica, economia e ciência.
Entre suas obras estão “A ciência como vocação” (1917), e “A Politica como vocação” (1919). Atualmente as duas criações de Max foram unidas dando origem a uma leitura única nomeada de “Ciência e Politica: duas vocações”, que serve de objeto de estudo para a produção do trabalho em questão.
Na parte da ciência Weber busca esclarecerquais as possíveis contribuições para a vida prática e pessoal, como ela pode fornecer métodos de pensamento, faz comparações entre o mecanismo de ensino acadêmico do Estados Unidos da América e da Alemanha. Chegando a parte da politica ele nos apresenta as maneiras que o Estado Moderno utiliza para manter-se no poder, tipos de praticas politicas, chegando a caracterizar tipos de indivíduospolíticos, e como eles chegam ao poder.

A CIÊNCIA COMO VOCAÇÃO
(JOELSON PEREIRA)
O sociólogo alemão Max Weber defende a tese de que vocação cientifica decorre do processo de desencantamento do mundo, onde os valores se opõem as atividades cientificas e também decorre de vários conceitos necessários para qual a vocação apareça ou aconteça.
O autor no inicio da obra apresenta umcomparação entre o professor ou cientista na Alemanha e no EUA. Na Alemanha é necessário que o jovem produza uma tese, além disso, é submetido a exames, se for aceito tem o direito de ministrar cursos da maneira que desejar, não sendo remunerados, apenas recebendo taxas pagas pelos alunos, devido à existência de professores mais experientes os jovens não podem de maneira alguma ministrar cursosmais elevados e complexos, já que na Alemanha é considerado um desrespeito para com os que lecionam há mais tempo, uma vantagem, não desmerecendo o processo, é que o principiante não pode ser demitido.
No EUA o processo funciona de maneira diferente, ao iniciar sua carreira cientifica o jovem recebe um modesto ordenado fixo (referente a sua pouca experiência e desenvolvimento na área),...
tracking img