Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dimensões/Prismas da Ciência Política
(Baseado na obra de Paulo Bonavides)

 A ciência política tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das idéias políticas, tanto emsentido teórico como em sentido prático, referido ao passado (como foram ou deveriam ter sido), ao presente (como são ou devem ser) e às possibilidades futuras (como serão ou deverão ser).
 Não importa otempo histórico – ontem, hoje, amanhã – há sempre o que os alemães chamam de sein (a realidade que é) e sollen (a realidade do dever-ser).
 Nesse contexto, cabe o exame das instituições, dos fatose das idéias políticas debaixo do tríplice aspecto:
- Filosófico;
- Sociológico;
- Jurídico.

PRISMA FILOSÓFICO

 Desde a mais alta Antigüidade clássica, principalmente desde Sócrates,Platão e Aristóteles, os assuntos políticos impressionam o gênero humano, sequioso de conhecê-los e aprofundá-los.

 A Filosofia conduz para os livros de Ciência Política a discussão de proposiçõesconcernentes à origem, à essência, à justificação e aos fins do Estado, como das demais instituições sociais geradoras do fenômeno político (partidos, sindicatos, grupos de pressão, opinião pública,associações internacionais, etc).

PRISMA SOCIOLÓGICO

 Na sociologia política de Max Weber, abre-se o capítulo de fecundos estudos pertinentes à política científica (seus problemas, sua significação,suas tarefas, sua possível sistematização), à racionalização do poder, à legitimação das bases sociais em que o poder repousa (formas legítimas de autoridade).
 A Ciência Política, na sua constantesociológica, não pode tampouco ignorar as raízes históricas da evolução política.
 Os temas de reconstrução social, de diagnose e interpretação dos momentos críticos da democracia, de análise deconceitos políticos, de estimativas acerca da planificação, da liberdade e do poder tecem a matéria sociológica que serve de substrato a alguns dos capítulos mais fascinantes da Ciência Política....
tracking img