Em seu texto Lênin expõem duas definições de Estado, uma definida por Marx – “O Estado é o produto e a manifestação do carácter inconciliável das contradições de classe” – e a outra definida porEngels – “O Estado surge como apaziguador dos conflitos de classe”. Após essas duas definições, Lênin sugere quais medidas devem ser tomadas para derrubar o Estado e acabar com a divisão da sociedade emclasses.
Lênin acredita que o Comunismo nasce do Capitalismo, já que o capitalismo gera a separação da sociedade em classes, gerando a necessidade de algo para acabar com essa situação, no caso ocomunismo. Lênin segue o pensamento marxista de que o Estado só pode ser derrubado com a revolta do proletariado, acreditando que não há um modo pacifico de o comunismo ser implantado. Lênin tambémdefende a necessidade de um estado transitório do capitalismo para o comunismo, já que a população acostumada com o modo de vida implantado pelo capitalismo, não conseguiria acostumar-se de um modo tãorápido ao comunismo.
Pode-se verificar que o autor acredita na necessidade da revolta proletária e de um estado transitório, acredita também que para o comunismo ser implantado, os proletários e demaismembros da sociedade sejam educados para que vivam em uma comunidade, sem diferenciação e acumulação. Porém o fato de os proletários não estarem acostumados a “ter o poder nas próprias mãos” faz comque o comunismo acabe virando uma bagunça. Sem um grupo de pessoas para controlar e manter essa sociedade comunista o objetivo acaba não sendo alcançado.
Não concordo com ideia de que possamos viver emum comunismo nos dias atuais, pois assim como a ex-URSS o país que vivesse em estado comunista iria acabar ruindo já que seria “apenas um ilha comunista em um oceano capitalista” e existe também ofato dos proletários não conseguirem manter essa igualdade social e monetária. O ser humano possui certo egoísmo que faz com que seja muito difícil um estado comunista viver em paz, sem a possível...
...BONAVIDES, Paulo. Ciênciapolítica. 10ª ed. São Paulo: MALHEIROS EDITORES, 2002.
Conceito de ciência
Do século IV a.C. ao século XVIII d.C., ciência e filosofia não tinha muita distinção, e só a partir da idade moderna (século XV) que começam a realmente se distinguirem.
Bacon e Aristóteles são partes antagônicas da filosofia, pois para Aristóteles a filosofia servia para descobrir os princípios e as causas das coisas, porém para...
...DISCIPLINA: CIÊNCIAPOLÍTICA
Murilo Henrique
Naiara Hozana
Paula Vasconcelos
Rael Emanuel
Tálita Souza
Tatiane Nascimento
SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLITICA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina CiênciaPolítica no curso de Direito da Faculdade Evangélica de Goianésia.
Professor: Rubson Marques.
GOIANÉSIA/GO
2013
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA...
... essencial, inseparável da natureza humana, que é uma determinada imagem da essência divina, que Deus quis realizar no mundo. Desta sorte, agir moralmente significa agir racionalmente, em harmonia com a natureza racional do homem.
* Politica
Em política, Santo Tomás distingue três tipos de lei, que dirigem a comunidade ao bem comum.
O primeiro é constituído pela lei natural (conservação da vida, geração e educação dos filhos, desejos da verdade); o segundo...
...INTRODUÇÃO
Modernas democracias são democracias representativas. Uma de suas conseqüências é que partidos devem desempenhar papel fundamental de ligação entre o cidadão e o Estado. São eles que, respaldados na vontade expressa nas urnas, produziriam políticas públicas compatíveis com os temas vitoriosos nas eleições.
A transformação de temas vitoriosos em prioridades governamentais é mediatizada por diversos fatores: o sistema eleitoral, a competição entre partidos, a dinâmica...
...Cienciapolitica - Anotações de sala de aula – Fátima Venzi
CONCEITO DE CIÊNCIAPOLÍTICA:
É a relação entre o poder político e a sociedade.
Tem vinculação com várias áreas das ciências sociais (Sociologia, Filosofia, Economia...)
Ela cataloga e propõe. Faz diagnósticos e propõe prognósticos.
Sociedade Política + Poder Político = CiênciaPolítica
Jargão da...
...nas guerras árabe-israelenses de 1967 e 1973 e liderou o boicote dos países produtores de petróleo aos estados que apoiaram Israel. Em 1975, Faiçal foi assassinado e seus sucessores, Khaled ibn Abdul Aziz e Fahd, este coroado em 1982, adotaram uma política conservadora pró-Ocidente.
A lei islâmica é não só um sistema legal, mas um código completo de comportamento, que engloba atividades públicas e privadas. O rei nomeia o conselho de ministros, que ele mesmo preside, exercendo...
...da palavra e complexidade do campo político Leia, atentamente, o trecho do texto “A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsias em torno da legitimidade de uma ‘Escola Nova’, e responda:
Qual o espaço social da palavra política ele se refere? Resposta: é a comunidade política sendo o grupo social com base territorial que emprega os indivíduos unidos pela divisão do trabalho político
A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas....
...ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA AV2 – CiênciasPolíticas.
1. Qual o conceito de Democracia?
É o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana. Institucionalização da liberdade.
2. Um dos princípios fundamentais da democracia moderna é o da separação de poderes. Descreva abaixo a razão...