Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu texto Lênin expõem duas definições de Estado, uma definida por Marx – “O Estado é o produto e a manifestação do carácter inconciliável das contradições de classe” – e a outra definida porEngels – “O Estado surge como apaziguador dos conflitos de classe”. Após essas duas definições, Lênin sugere quais medidas devem ser tomadas para derrubar o Estado e acabar com a divisão da sociedade emclasses.
Lênin acredita que o Comunismo nasce do Capitalismo, já que o capitalismo gera a separação da sociedade em classes, gerando a necessidade de algo para acabar com essa situação, no caso ocomunismo. Lênin segue o pensamento marxista de que o Estado só pode ser derrubado com a revolta do proletariado, acreditando que não há um modo pacifico de o comunismo ser implantado. Lênin tambémdefende a necessidade de um estado transitório do capitalismo para o comunismo, já que a população acostumada com o modo de vida implantado pelo capitalismo, não conseguiria acostumar-se de um modo tãorápido ao comunismo.
Pode-se verificar que o autor acredita na necessidade da revolta proletária e de um estado transitório, acredita também que para o comunismo ser implantado, os proletários e demaismembros da sociedade sejam educados para que vivam em uma comunidade, sem diferenciação e acumulação. Porém o fato de os proletários não estarem acostumados a “ter o poder nas próprias mãos” faz comque o comunismo acabe virando uma bagunça. Sem um grupo de pessoas para controlar e manter essa sociedade comunista o objetivo acaba não sendo alcançado.
Não concordo com ideia de que possamos viver emum comunismo nos dias atuais, pois assim como a ex-URSS o país que vivesse em estado comunista iria acabar ruindo já que seria “apenas um ilha comunista em um oceano capitalista” e existe também ofato dos proletários não conseguirem manter essa igualdade social e monetária. O ser humano possui certo egoísmo que faz com que seja muito difícil um estado comunista viver em paz, sem a possível...
tracking img