Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01)Qual sua avaliação a respeito da relação entre política e economia na história de nosso país?
O Estado, representando a política nacional, tem controle sobre todas as riquezas brasileiras,podendo extrair e distribuir os recursos que dispõe. Existe uma co-dependência entre a economia e a política de qualquer lugar, visto que um gira ao redor do outro: sem a política não haveria quemcontrolasse a economia e sem esta não existiria o jogo político; e tal dependência pode ser vista ao longo da história brasileira.
O maior exemplo disso é a Política do Café com Leite – política derevezamento entre presidentes fortemente influenciado pelo setor agrário de São Paulo (alta produção de café) e Minas Gerais (maior produção de leite). Entre 1898 e 1930 estes dois estados tiveram o poderpolítico e econômico do Brasil.

02) Qual sua avaliação sobre o período conhecido como getulista em nossa história?
O período getulista trouxe saldos positivos e negativos para o país. Getúlio Vargasmodernizou o país nos 15 anos de governo, criou diversos ministérios – do trabalho, indústria e comércio, educação e saúde – além da consolidação das leis trabalhistas. A Era Vargas trouxe também ovoto secreto, ensino primário público e voto feminino – como também da Petrobras e Eletrobras.
Porém, seu governo foi marcado pela criação do Departamento de Imprensa e Propaganda e muita censura. Aofim dos 15 anos onde esteve no poder, a economia brasileira estava decaindo e foi deposto por um golpe militar e conduzido ao exílio em São Borja.

03) Na sua opinião, quais as consequências doperíodo militar (1964/84)
para a sociedade brasileira.
Inflação, modelo partidário sem identidade e um déficit na educação são algumas das marcas deixadas pelos 20 anos de ditadura militar. Noprincipio do regime, a economia cresceu – porém ao fim, a mesma decaiu, além de uma retração no PIB brasileiro. Graças a esse período não houve uma evolução na política do país nem na educação: os...
tracking img