Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1-
As principais características da Teoria Geral do Estado são: é uma disciplina especulativa, e não prática porque estuda o Estado como conceito abstrato e não como algo específico, concreto. É uma disciplina de síntese porque sistematiza não apenas conhecimentos jurídicos, mas também os de outras disciplinas afins, tais como a Filosofia, a Sociologia, a Ciência Política, a psicologia,a Antropologia e a História.
As principais características da Ciência Política é que ela usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos).
Questão 2- O discurso político como sistema de pensamento é o resultado de umaatividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos. O discurso político como ato de comunicação concerne mais diretamente aos atores que participam da cena de comunicação política, cujo desafio consiste em influenciar as opiniões a fim de obter adesões, rejeições ou consensos.Questão 3- A palavre persuasão significa convencer, levar alguém a crer, a aceitar ou decidir (fazer algo), sem que daí decorra, necessariamente, uma intenção de o iludir ou prejudicar. Dentro do “discurso político” ela aparece não diferentemente do seu sentido real. Pois sendo o “discurso político” como um texto argumentativo, fortemente persuasivo, em nome do bem comum, alicerçado por pontos devista do emissor ou de enunciadores que representa, e por informações compartilhadas que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros. Frequentemente, apresenta-se como uma fala coletiva que procura sobrepor-se em nome de interesses da comunidade e constituir norma de futuro. O discurso político tem por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para queos outros o admirem. Para isso, necessita da argumentação, que envolve o raciocínio, e da eloquência da oratória, que procura seduzir recorrendo a afetos e sentimentos.
Questão 4-
1-Para um linguista do discurso, que não pode ignorar que a linguagem não faz sentido, a não ser na medida em que este é considerado em certo contexto psicológico e social – e que, consequentemente, em seusprocedimentos de análise devem ser integrados conceitos e categorias pertencentes a outras disciplinas humanas e sociais –, convém tentar definir a problemática geral na qual será construído e estudado seu objeto. Aqui, mais particularmente, trata-se de tomar posição quanto às relações entre linguagem, ação, poder e verdade, a fim de determinar a problemática particular na qual será estudado o discursopolítico. Linguagem e ação são dois componentes da troca social que têm uma autonomia própria e que, ao mesmo tempo, se encontram em uma relação de interdependência recíproca e não simétrica.
2- Sem exagerar a complexidade das relações de força que se instauram nesse campo, parece que é possível determinar quando são tratadas simultaneamente, e em interação, as questões da ação política, de suafinalidade e de sua organização; as instâncias que são partes interessadas nessa ação; os valores em nome dos quais é realizada essa ação. O governo da palavra não é tudo na política, mas a política não pode agir sem a palavra: a palavra intervém no espaço de discussão para que sejam definidos o ideal dos fins e os meios da ação política; a palavra intervém no espaço de ação para que sejam organizadase coordenadas a distribuição das tarefas e a promulgação das leis, regras e decisões de todas as ordens; a palavra intervém no espaço de persuasão para que a instância política possa convencer a instância cidadã dos fundamentos de seu programa e das decisões que ela toma ao gerir os conflitos de opinião em seu proveito.
Questão 5 - As principais teorias que procuram explicar a formação...
tracking img