Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: O PODER DO ESTADO E O PODER DA IGREJA NA IDADE MÉDIA

A Idade Média foi marcada pela desorganização administrativa, econômica e social produzida pelas invasões germânicas eao esfacelamento do Império Romano, apenas a Igreja Católica, com sede em Roma, conseguiu manter-se como instituição, consolidando sua estrutura religiosa. A Igreja foi difundindo o cristianismo entreos povos bárbaros, enquanto preservava muitos elementos da cultura greco-romana.

Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica, servindo como instrumento deunificação, diante da fragmentação política da sociedade feudal, conquistou e manteve o controle de grandes poderes, entre eles o político e o econômico, o qual trata a pesquisa, que influenciava o modo depensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média, não permitindo opiniões contrarias aos seus dogmas, sob pena de perseguição, punição e morte, daqueles que ousassem questionar a ordem.É importante destacar que na Idade Média não se questionava a existência de Deus, mas apenas a forma como essa fé deveria ser manifestada.

E foi então que vieramos ‘ACONTECIMENTOS E PERMISSIONAMENTOS” em nome de DEUS.
“Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros, servos, de tal maneira que os senhores estejamobrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor (...).”
(St.Laud de Angers. Citado em: Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos deHistória. Lisboa, Plátano, 1977, v.I, p. 145.)

Pois, neste momento, a Igreja estava controlando o poder espiritual e material, a Igreja foi responsável por manter, em grande parte, aordem social da Idade Média.
Nesse período a igreja forma seu Estado, contando com seu prestígio religioso passa a exercer funções sociais em diversos segmentos da vida medieval,...
tracking img