Ciencia politica caso concreto 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Pedro Nelito
Disciplina: Ciência Politica


Plano de aula 7:

Caso concreto 1: República.

Heródoto, na sua História (Livro III, §§ 80-82), narra uma célebre discussão que teriaocorrido entre três persas – Otanes, Megabises e Dario – sobre a melhor forma de governo a adotar depois da morte de Cambises. O episódio teria ocorrido na segunda metade do século VI antes de Cristo.Esta passagem nos mostra o grau de desenvolvimento do pensamento dos gregos sobre a política um século antes da grande sistematização teórica de Platão e Aristóteles (no século IV) sobre astipologias “clássicas” das formas de governo. Como observamos, o tema é de extrema importância para o estudo da Teoria Geral do Estado.
Pergunta-se: a) Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? Opensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?
R: Aristóteles analisou o tema dos regimes, que na sua aparência, gerava um valor, pressuposto na base social da cidade grega.As três modalidades politicas das cidades gregas eram monarquia, aristocracia e democracia. Segundo o número de detentores do poder soberano, era muito simples e fácil identificar os tipos degoverno, porém a espécie de análise criava problemas com os três regimes, pois tais fossem para empregar uma expressão mais atual a política, de certa forma da sociedade. Montesquieu considerava democracia earistocracia, pois Aristóteles classificava dois tipos distintos de modalidades, sendo eles de um mesmo regime chamado republicano que distinguia essa monarquia. Segundo Montesquieu, Aristóteles nãoconhecia a natureza da monarquia, que tal fato explicava o porquê da monarquia.

Caso Concreto 2: O pensamento de Maquiavel sobre as formas de Governo.
O pensamento de Maquiavel teve grandeimportância para o estudo do Estado, mormente no que diz respeito aos pressupostos sobre os quais funda as sociedades políticas, a saber, a teoria da divisão constitutiva do corpo político. A síntese...
tracking img