Ciencia do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado por alunos da UFVJM, do Campus Mucurilocalizado na região nordeste do estado de Minas Gerais, na cidade de Teófilo Otoni,com coordenadas de latitude 17º 53’ 12,5’’ e longitude 41º 29’ 50,2’’. O local escolhido para abertura do perfil foi na área onde esta sendo construído o novo acesso para o Campus. O trabalho de campo foi orientado pelo docente CaioFerraz que leciona a matéria Ciência do Solo.
Figura 1:

Foto 01: Construção de Acesso ao Campus Mucuri da UFVJM

O trabalho tem como objetivo analisar o solo a partir de materiais observados e coletados por um grupo de alunos, identificando assim as descrições de horizontes, bem como as características morfológicas do solo: cor, textura, estrutura, porosidade, cerosidade, transição dehorizontes, dentre outras; classificando o solo a partir da percepção sensorial realizada no perfil.
Segundo PRADO(1995), o perfil do solo é uma secção vertical que contém horizontes ou camadas sobrejacentes ao material de origem.São vários os procedimentos que devem ser tomados no campo para se classificar os solos.Para se estudar os solos em barrancos de estrada recomendasse cavaraproximadamente 30-50 cm para dentro do barranco, e em toda a extensão do perfil, para se evitar que o ressecamento prejudique a avaliação da estrutura e da consistência nos estados seco e úmido.Deve-se verificar se há boa luminosidade, ou seja, se não há sombra na face da trincheira escolhida ou no lado do barranco de estrada. Isto porque a pouca luminosidade dificulta a separação dos horizontes. Érecomendável não descrever o perfil de solo logo após dias chuvosos, pois nessas condições há dificuldade em se avaliar certas características morfológicas como estrutura, consistências seca e úmida, e cerosidade (se ocorrer). A descrição morfológica é feita segundo as normas contidas no Manual de descrição e coleta do solo no campo, de LEMOS & SANTOS (1984). Após separar os horizontes, tendo-se como baseas variações de cor, textura, estrutura, cerosidade (se ocorrer), consistência e transição entre horizontes, inicia-se a coleta de amostras de solo, começando pelos horizontes ou camadas mais profundas, até os horizontes mais superficiais, para evitar a contaminação entre as amostras de horizontes, o que poderia ocorrer caso a amostragem fosse feita no sentido inverso.
O solo que é uma coleçãode corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicas, formadas por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta. Quando examinados a partir da superfície consistem de seções aproximadamente paralelas - denominadas horizontes ou camadas - que se distinguem do material de origeminicial, como resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria (EMBRAPA, 2005).
Figura 2:

Figura 2: Aspectos Físicos e Geográficos

Aspectos Físicos e Geográficos de Teófilo Otoni:
Área: 3.247,20 Km²
Altitude Máxima: 1.138 m, Divisa Município Caraí
Mínima: 366 m, Foz Córrego São Julião
Temperatura Média anual: 24,30 °C
Média máxima anual: 29,50 °C
Médiamínima anual: 17,00 °C
Índice médio pluviométrico anual: 1.059,9 mm
Topografia:
Plano - 10%
Ondulado - 30%
Montanhoso - 60%
Hidrografia (principais rios):
Rio Todos os Santos
Rio São Pedro
Bacia: Bacia do Rio Mucuri

O município é cortado pelo Rio Mucuri, daí o nome do Vale. Pelo centro da cidade passa o rio Todos os Santos, que é afluente do rio Mucuri. Cortam ainda a cidade osafluentes do rio Todos os Santos: rio Santo Antônio, rio São Jacinto, rio São Benedito, rio Piton, rio ltamunheque, rio Saudade e rio Sant'ana.

2. CARACTERIZAÇÃO FISIOFRÁFICA
2.1. Clima
O clima predominante no nordeste de Minas Gerais é o Tropical, apresentam chuvas escassas e as altas temperaturas tornam essas regiões muito suscetíveis à seca (EMBRAPA).
Segundo Martin, Dominguez e Bittencourt...
tracking img