Produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO









TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃOII
PRODUTIVIDADE








































S B Campo, 2006













PRODUTIVIDADE














Trabalho da disciplinaDe Tópicos de Adm II,
8º semestre do Curso de
Administração, sob orientação
do profº. Vicente L. Plantullo

























S.BCAMPO, 2006.
SUMÁRIO






INTRODUÇÃO 21. CONCEITO DE PRODUTIVIDADE 3

1.1 Estratégias para aumentar a produtividade 5


2. ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE 6

2.1 ADMINISTRAÇÃO DO ESTOQUE 8

2.2 SISTEMA JUST-IN-TIME 9


3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE 10


4. INFORMATIVO SEBRAE 11

4.1 COMPANHIAS APOSTAM NA SATISFAÇÃO DO EMPREGADO PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. 11

4.2 SAÚDE MENTAL COM ÉTICA E PRODUTIVIDADE12


5. CONCLUSÃO 13


6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

























INTRODUÇÃO



Embora tradicionalmente a Administração da Produção tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas técnicas vêm sendo aplicadas em atividades de serviços como bancos, escolas, hospitais, etc. Tudo issoenvolve a produtividade do nosso País.
Formalmente, segundo diz o autor Daniel Moreira, a Administração da Produção e Operações é o estudo de técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços).
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativasclássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.
A Revolução industrial dos séculos XVIII e XIX preparou o caminho para a moderna Administração da Produção e Operações, mas foi mesmo com os grandes avanços que se deram no século XX particularmente nos Estados Unidos que as técnicas einstrumentos de gestão da produção se difundiram por inúmeros países.
Durante a década de 70, a Administração da Produção adquiriu nos Estados Unidos e a nível mundial, uma posição de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos históricos que levaram a essa posição foram o declínio norte americano em termos de produtividade industrial e no comércio mundial de manufaturas, e o crescimento de algumaspotências nesses aspectos como o Japão, que há mais de 30 anos vem encarando a produção industrial e a geração de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e a nível internacional.
Ao longo desse processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novastécnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.



1. CONCEITO DE PRODUTIVIDADE



Todos os recursos das organizações devem ser utilizados tendo em vista atingir um objeto claramente definido. Um desses objetivos é, sem dúvida, a melhoria ou o aumento da produtividade.

Produtividade é uma unidade de medida ou de valor expresso pela relação entre o insumoe produto (do inglês input / output ).
A melhoria, ou aumento da produtividade requer uma análise não só dos recursos de que as organizações dispõem, mas principalmente das formas como elas utilizam tais recursos para obter determinados resultados.
A obtenção de índice de produtividade elevados ou satisfatórios dependera dessa análise.
Produtividade é minimizar cientificamente o uso de...
tracking img