Cidades gemeas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CIDADES GÊMEAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS


Os agentes sociais nas fronteiras formam um cenário de interações dentro do território das redes, onde, de certo modo, a região fronteiriçase define por seu núcleo central.A interdependência dessas cidades , uma com a outra, é de fundamental importância para movimentar e fazer crescer a economia.
Entre as cidadesgêmeas é notável uma forte relação econômica, social e de fluxos.As aproximações são necessárias para suprir necessidades básicas em que uma delas não é possível fornecer , apoiando se naoutra. São diversos meios de relações como mão de obra especializada, terras agricultáveis mais baratas, serviços médicos, etc.
Normalmente, as cidades fronteiriças ficam distantes degrandes centros urbanos , privadas de bens e serviços de infra-estrutura e vêem em seus vizinhos um melhor apoio.
Sempre a cidade maior é mais atrativa, principalmente no que dizrespeito no setor comercial e de estrutura. É atrativa pois seus serviços facilitam a vida e melhora a situação das populações da fronteira aumentando assim a relação de interdependênciaentre ambas. Por sua vez a cidade gêmea menor é observada como uma grande fornecedora de mão de obra barata e de possuir terras agricultáveis a preços mais baratos, tornado atrativospara empresários da outra cidade. Cidades gêmeas no Brasil, também apresentam disparidades, sendo tal fato influenciado pelos mecanismos de aproximação, pois as cidades gêmeas de terrafirme e aquelas que possuem meios de ligação nas fronteiras fluviais, como pontes, apresentam uma inter relação muito maior do que aquelas que tem seu acesso dificultado pela grandefalta e infra estrutura.
A fronteira é um fato geográfico que interfere na vida da sociedade, pois se apóia uma na outra, na busca de suprir necessidades e alavancar sua economia .
tracking img