Cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito
Por direito podemos entender vários e diferentes significados. Seria difícil, mesmo, dizer em poucas palavras um só ou seu significado verdadeiro. No entanto, diferentesabordagens a respeito do significado do vocábulo “direito” podem ser trazidas ao presente texto.

Adjetivo[1][1]

A primeira análise semântica do termo traz o clássico significado de algo que éreto ou que segue em linha reta o que é estabelecido segundo dada forma de ordenação. A sua utilização na vida cotidiana é muito comum. Qualquer pessoa entende o significado de alguém quediz que algo é o seu direito, e, portanto, é obrigada a respeitá-lo.

Também podemos falar que alguém não está com o direito quando suas ações não estão em conformidade com as leis emvigor naquela sociedade.

Os dicionários da língua portuguesa expressam que o adjetivo “direito” passou a fazer parte da mesma no ano de 1277 d.C. Em seu primeiro significado encontramos quedireito é aquilo que segue a lei e os bons costumes, é a pessoa justa, correta, honesta.[2][2]

Também é direito aquilo que está de acordo com o senso comum, com as normas morais eéticas aceitas pelas pessoas. É aquilo que é certo, correto e justo.

Direita é a pessoa dotada de um comportamento impecável, de uma conduta irrepreensível, impecável.

Aquilo que não contémerros também é direito, é certo, é correto. Ou ainda, com aparência, arrumação, aquilo que é adequado e acertado.

Uma pessoa direita é uma pessoa leal, sincera e honesta.

Aquilo queé vertical, aprumado, empertigado, também é direito. Podemos lembrar as ocasiões em que aconselhamos alguém a não se curvar, a ficar direito.

O lado do corpo humano oposto ao coraçãotambém é o lado direito.

Direito, por metonímia, é a pessoa destra, ou seja, mais hábil com a mão direita ao escrever, comer, etc...[3][3]

Direito é aquilo que é justo, correto e bom.
tracking img