Cidade global e megacidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos definem tipos diferentes de centros urbanos

"Cidade global" e "megacidade" são termos relacionados à forte urbanização que vem ocorrendo no mundo. No entanto, embora estejam relacionadosum ao outro, não podem ser confundidos, pois designam realidades diferentes.
Megacidade
O termo "megacidade" refere-se a cidades muito grandes em termos populacionais, não considerando outrosaspectos desses centros urbanos. Expressa, portanto, um aspecto estritamente quantitativo.

O termo "megacidade" surgiu em meados da década de 1990, quando especialistas da Organização das NaçõesUnidas (ONU) observaram que algumas cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais de forma muito mais acentuada do que outras, em especial nos países subdesenvolvidos. Diante desse fenômeno,usaram o termo para caracterizar esse grupo de cidades, incluindo nesse conjunto os centros urbanos que tivessem um número de habitantes igual ou superior a 10 milhões.

Segundo dados divulgados pelaDivisão de População da ONU, em 2000 existiam 23 megacidades no planeta:
• Ásia: Pequim, Xangai e Tiangin (China); Calcutá, Bombaim e Nova Déli (Índia); Tóquio e Osaka (Japão); Seul (Coréia doSul); Daca (Bangladesh); Karachi (Paquistão); Jacarta (Indonésia); Manila (Filipinas); Bangcoc (Tailândia).
• América do Norte e do Sul: Nova York e Los Angeles (Estados Unidos); São Paulo e Rio deJaneiro (Brasil); Cidade do México (México); Buenos Aires (Argentina).
• África: Lagos (Nigéria); Cairo (Egito).
• Europa: Moscou (Rússia).

Nos países subdesenvolvidos, as megacidades são fortespólos de atração de população e tendem a ter seus problemas econômicos e sociais agravados. As perspectivas são de que nessas nações tenhamos, entre as décadas de 2010 e 2020, as maiores aglomeraçõesurbanas do planeta.

Dessa forma, as metrópoles dos países desenvolvidos serão superadas por centros urbanos muito populosos como Lagos, Karachi e Daca. Saliente-se que esse enorme contingente...
tracking img