Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E. M. Dr. “LEANDRO FRANCESCHINI”
Ensino Médio com Habilitações Profissionais













CIDADES GLOBAIS E MEGACIDADES






























Sumaré
2012


E. M. Dr. “LEANDRO FRANCESCHINI”
Ensino Médio com Habilitações Profissionais












CIDADES GLOBAIS E MEGACIDADESSumaré
2012

Sumário


Introdução....................................................................................................
Rede geográfica e as megacidades...............................................................,
Cidades globais e a hierarquia urbana............................................................
Conclusão......................................................................................................
Bibliografia.....................................................................................................
Anexos...........................................................................................................






Introdução

"Cidade global" e "megacidade" são termos relacionados à forteurbanização que vem ocorrendo no mundo. No entanto, embora estejam relacionados um ao outro, não podem ser confundidos, pois designam realidades diferentes.

Uma megacidade é definida por um critério meramente quantitativo. São cidades com população igual ousuperior a 10 milhões de habitantes. As cidades globais são aquelas que concentram a movimentação financei-ra, as sedes de grandes empresas ouescritórios filiais de multinacionais, importantes centros de pesquisas e asprincipais universidades. São dotadas de infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais einternacionais: aeroportos e portos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla redede hotéis, centros de convenções e eventos, bancos e comércio.

A instituição responsavel por classificaras cidades como global ou não, é universidade de loughborough ( Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela globalization and World Cities Study Group & Network.
Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influencia e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.
As cidadesmais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes ( alfa, beta e gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influencia no planeta, a Beta intermediaria, e a Gama correspondente as cidades globais de maior expressão mundial.
































Rede geográfica e megacidades

O termo "megacidade" refere-se a cidades muitograndes em termos populacionais, não considerando outros aspectos desses centros urbanos. Expressa, portanto, um aspecto estritamente quantitativo.

O termo "megacidade" surgiu em meados da década de 1990, quando especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) observaram que algumas cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais de forma muito mais acentuada do que outras, em especialnos países subdesenvolvidos. Diante desse fenômeno, usaram o termo para caracterizar esse grupo de cidades, incluindo nesse conjunto os centros urbanos que tivessem um número de habitantes igual ou superior a 10 milhões.

Segundo dados divulgados pela Divisão de População da ONU, em 2000 existiam 23 megacidades no planeta:
• Ásia: Pequim, Xangai e Tiangin (China); Calcutá, Bombaim e Nova Déli(Índia); Tóquio e Osaka (Japão); Seul (Coréia do Sul); Daca (Bangladesh); Karachi (Paquistão); Jacarta (Indonésia); Manila (Filipinas); Bangcoc (Tailândia).

• América do Norte e do Sul: Nova York e Los Angeles (Estados Unidos); São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil); Cidade do México (México); Buenos Aires (Argentina).

• África: Lagos (Nigéria); Cairo (Egito).

• Europa: Moscou...
tracking img