O triste fim de policarpo quaresma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Policarpo Quaresma
Capítulo 1
Major Quaresma era um homem sério de muitas regras, chegava sempre em casa as quatro e quinze, servindo de referência para outras pessoas que o via passar, isso aconteceu durante quase trinta anos, sempre do mesmo modo. Major Quaresma não era de muitos amigos, mais também não faltava com educação com seus vizinhos, não tinha inimigos, a única desavença eracom o Doutor Segadas, que não aceitava o fato dele ter livros.
As únicas pessoas que o visitava eram a filha e o compadre, porém naquela semana um homem começou a frequentar regularmente a casa do major Quaresma, e levava consigo um violão, as pessoas viam e se surpreenderam com a novidade, e logo ficaram curiosos pra saber o que estava acontecendo, e descobrem que ele esta aprendendo a tocarviolão quando em uma tarde Major Quaresma anda pela rua com um violão.
Nessa mesma tarde ao chegar em casa sua irmã não aprova que ele ande com o seresteiro por questão de status, ele defende o seresteiro dizendo que aquilo era apenas uma expressão artística, Major Quaresma vai a sua biblioteca e senta-se em uma cadeira de balanço para descansar, ao seu redor as estantes cheias de livros dos maisfamosos autores da literatura brasileira, história do Brasil entre outros.
Policarpo era um homem patriota, não tinha anda haver com política, o que ele queria mesmo era conhecer o Brasil, não se sabia ao certo qual o estado em que nasceu, sabia-se só que nele não havia qualquer tipo de regionalismo, era apenas brasileiro. Entrou pra carreira militar logo aos dezoito anos, porém por problemas desaúde não pode servir, mais mesmo assim não se revoltou, entrou para a administração militar, foi onde se encontrou, ficava entre caminhões, soldados, canhões, e tudo mais que sonhava na carreira militar.
Era verdadeiramente apaixonado pela sua pátria, sabia a história, a geografia, as espécies de minerais, vegetais e animais que no Brasil havia, sabia o valor do ouro, dos diamantes, as nascentes e ocurso dos rios brasileiros.
Estudava tupi-gurani, onde foi apelidado de Ubirajara, um dia sentado e calado como de costume, ouviu uma senhora dizer que desejaria ir a Europa, ao ouvir essas palavras, Major Quaresma patriota como ele não se conteve ao chamá-la de ingrata, dizia que sua terra era linda, rica, e que ele desejava poder conhecer sua terra de ponta a ponta.
Como de costume chega a suacasa as quatro e quinze, senta-se em sua cadeira de balanço na biblioteca e começa a leitura de um livro enquanto espera seu convidado, o Senhor Ricardo chega a casa do Major Quaresma, era um artista suburbano que sempre recebia convites para tocar a noite nas casas das pessoas mais influentes, e começaram as aulinhas de violão.
Havia mais de dez dias que não saia de casa, passava o tempo todofazendo o que mais lhe agradava, lia diversos jornais pela manhã a fim de encontrar alguma notícia curiosa, passeava pelo jardim cuidando das suas árvores frutíferas como recomendado pelo pomologista, conversava com seu Anastácio que trabalhava pra ele há mais de trinta anos sobre assuntos antigos.
Depois dessas aulas de violão o Major Quaresma e sua família tomaram gosto pelas artes da cantiga eaté sua esposa arriscava uns versinhos de Reis, seus filhos apoiavam este novo comportamento por gostar das festinhas que envolviam estes encontros. Major Quaresma enxergou o quão patriota eram essas cantigas e resolve treinar mais esses versos e lembra que tia Maria Rita conhecia muitas dessas cantigas e talvez pudesse lhe ensinar só que ela já não se lembrava, por estar velha, e a única cantigaque lembra é de ninar criança, ele sai triste da casa da tia Maria Rita por não ter aprendido nenhuma canção.
Após dias de tristeza Cavalcanti, noivo de Ismênia, informa onde havia um velho cultivador de contos e canções populares do Brasil, Policarpo se anima e vai ao encontro deste senhor. O velho poeta mostra algumas obras e é ouvido atentamente, ate que lhe é apresentado “Tangolomango”,...
tracking img