Cidade de tomar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomar

Tomar
Região Distrito Área Freguesias Habitantes Centro Santarém 351,2 km2 16 +/- 20,000

Tomar
Com mais de 30 mil anos de fixação humana neste território, Tomar foi fundada porD. Gualdim Pais em 1160. A fixação humana (há mais de 30 mil anos) deveuse ao excelente clima, água abundante, fácil comunicação fluvial e excelentes solos. Das sucessivas marcas civilizacionaispré-históricas restam utensílios, grutas, antas, povoados, algumas lápides, moedas, poucas esculturas e peças utilitárias. Tomar nasce com o castelo (1 de Março de 1160), cuja construção, pelaOrdem dos Templários, prolongouse por 44 anos.

Tomar
No século XIV, com a permanência do Infante D. Henrique enquanto Administrador da Ordem de Cristo, a Vila beneficia de grandedesenvolvimento. No século XVI, os arquitectos e pintores Domingos Vieira Serrão, João de Castilho, Olivier de Gand, Fernando Muñoz, Diogo de Arruda, Gregório Lopes, João de Ruão e Diogo de Torralva tornaramTomar um importante centro artístico. No período da dominação filipina, os reis espanhóis investem em Tomar: obras do Claustro Principal do Convento e Aqueduto dos Pegões, bem como a criação daainda existente Feira de Santa Iria.

Tomar
Entre os meados do século XVII e finais do século XIX, verifica-se grande desenvolvimento industrial: Fábrica de Balas do Prado, de Vidros daMatrena, Chapéus e de Fiação e Tecidos e diversas fábricas de papel. Mais tarde, na sequência da visita da Rainha D. Maria II, Tomar foi elevada à categoria de Cidade em 1844, a primeira do Distrito deSantarém. Em 1901, após Lisboa, Porto, Elvas e Vila Real, Tomar foi servida com energia eléctrica a partir da Central instalada no complexo dos antigos Moinhos da Vila.

Tomar
Em 1983, aUNESCO reconheceu o conjunto Castelo Templário-Convento de Cristo como Património Mundial e no início dos anos 90 deram-se os primeiros passos para a recuperação e consolidação do Centro Histórico....
tracking img