Cidade administrativa tancredo neves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS

1
O plano da Cidade Administrativa foi concebido na gestão de Aécio Neves, governador de Minas Gerais por dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010), que contratou Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. As obras do complexo foram finalizadas no início de 2010 e os servidoresestaduais de Minas Gerais começaram a mudança para o local em fevereiro. A obra foi custeada integralmente pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que só pode aplicar recursos em atividades voltadas para o desenvolvimento econômico do Estado.
A Cidade Administrativa Tancredo Neves reúne seis edifícios que totalizam uma área construída de 310 mil m2. O conjunto, projetadopor Oscar Niemeyer no final da década passada, ocupa o terreno de 804 mil m2 do antigo hipódromo Serra Verde, a 18 km do Centro da capital mineira, nos limites de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia. Deve abrigar 18 mil funcionários e receber dez mil visitantes diários.
Além do Palácio Tiradentes, do Auditório Juscelino Kubitscheck, de dois gigantescos edifícios para as 18 secretarias deEstado e 33 órgãos da administração direta e indireta, de um centro de convivência e de uma central de água gelada (um prédio de serviços ainda em licitação), a cidade tem completa infraestrutura, com áreas de estacionamento (inclusive no subsolo), galerias subterrâneas de circulação para pedestres, túnel de acesso ao complexo, e vias de circulação e de acesso aos prédios.
O complexo foi programadocomo um marco no desenvolvimento socioeconômico do Norte e Nordeste da capital mineira e de sua área metropolitana. A ligação com o Centro da cidade pode ser feita pelas vias incluídas na Linha Verde, já duplicada ou em obras de duplicação, como a rodovia MG-010, o Boulevard Arrudas (composto pelas avenidas Andradas e Contorno), ou pela Avenida Cristiano Machado.
Para fiscalizar as obras, foicriada a Gerência de Obra, empresa vinculada à Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), responsável pelo financiamento da construção.

|

|
Ficha da obra
Cidade Administrativa Tancredo Neves
Localização: Serra Verde, a 18 km do Centro da capital, nos limites de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia
Terreno: 804 mil m2
Área construída: 310 mil m2
Circulação:18 mil funcionários e dez mil visitantes diários
Investimento: R$ 1,2 bilhão
Projeto arquitetônico: Oscar Niemeyer
Fiscalização: Gerência de Obras (Codemig)
Projeto estrutural: José Carlos Sussekind
Construtoras consorciadas: Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Santa Bárbara Engenharia (Lote um); Norberto Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão (Lote dois); Andrade Gutierrez Via Engenharia e BarbosaMello (Lote três)

CAMPO DE FUNDAÇÕES
A área requereu grandes trabalhos de infraestrutura, como a dragagem do barramento, aterro de 500 mil m³, escavação de 750 mil m³, 7 mil m de drenagem pluvial, 180 mil m² de pavimentação, mais de 35 mil m de cabeamento estruturado, 130 mil m² de revestimento de grama e plantação de quatro mil árvores de grande porte.
O projeto das fundações foi elaboradopelo escritório do calculista José Carlos Sussekind, do Rio de Janeiro, que, devido ao solo pantanoso, especificou fundações profundas.
|
O túnel de acesso ao complexo passa por baixo da MG-10 e tem 152 m de comprimento, 21 m de largura e 5 m de altura |
No palácio foram utilizadas estacas tipo hélice contínua, para pequenas cargas, e estacas escavadas, profundas, para grandes cargas, com1,40 m de diâmetro. "No auditório, usamos estacas tipo hélice contínua, e na laje periférica do estacionamento do subsolo, estacas prémoldadas.
“No túnel, na entrada pelo lado sul da MG-010, usamos estacas barrete, e dentro dele, para sustentação das vigas da seção principal, estacas raiz inclinadas”, descreve o engenheiro Marcilio T. Nicolau, da Gerência de Obras. No prédio da secretaria I, o...
tracking img