Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Constituição da Sociedade Anônima
Assentada a posição que as sociedades em geral se constituem pelo contrato plurilateral, têm-se como conseqüência que o direito brasileiro desconhece as sociedades unipessoais.
Compreensível, pois, que o art. 80 determine que a constituição da companhia dependa do cumprimento de vários requisitos, a começar pela subscrição, pelo menos de duas pessoas, detodas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
Mas, para a constituição ainda se exige a realização, como entrada, de 10% no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro a não ser que a lei reclame a realização inicial de maior valor, e o depósito, no Banco do Brasil S/A, ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela comissão de Valores Mobiliários, daparte do capital realizado em dinheiro.
Cabe ao fundador efetuar o depósito da entrada, no prazo de cinco dias contados do recebimento das quantias, em nome do subscritor e a favor da sociedade em organização.
Esta só poderá levantá-lo após haver adquirido personalidade jurídica, isto é, quando estiver com seus atos constitutivos arquivados no Registro de Comércio.
Nos atos e publicaçõesreferentes à companhia em constituição, sua denominação deverá ser aditada da cláusula "em organização".
Superamos, inicialmente, os requisitos acerca da constituição das S/A.
Modalidades de Constituição
A sociedade anônima pode formar-se simultaneamente ou sucessivamente.
Daí distinguirem-se as duas modalidades de criação da sociedade: simultânea e sucessiva.
Na constituição simultânea ossubscritores do capital se reúnem e por instrumento particular, representado pela ata da assembléia geral, ou por escritura pública, dão por constituída definitivamente a sociedade.
A subscrição do capital se procede, nesses casos, particularmente, sem apelo ao público. Na constituição sucessiva, em que o capital se forma por apelo público aos subscritores, surge nítida a figura do fundador, que seencarrega de liderar a formação da sociedade em etapas sucessivas.
Constituição por Subscrição Pública
No sistema da lei vigente somente as companhias abertas se podem constituir por subscrição pública.
O ato de subscrição constitui um negócio jurídico bilateral.
Configura um contrato de adesão no qual o subscritor, assinalando a lista, boletim ou carta em separado, adere ao contrato, visando àconstituição da sociedade anônima.
A outra parte contratante não é sociedade, pois ainda está em formação, não tendo nascido; o contrato se forma com os fundadores.
Encerrada a subscrição de todo o capital, os fundadores podem dar os primeiros passos para a constituição da sociedade.
Cabe-lhes a convocação da assembléia de constituição que deverá promover a avaliação dos bens, se for o caso, edeliberar sobre a constituição da companhia.
Assim, verificando-se que forma observadas as formalidades legais e não havendo oposição de subscritores que representem mais da metade do capital social, o presidente declarará constituída a companhia.
Constituição por Subscrição Particular
As companhias abertas, que não lançarem subscrição pública, e também as companhias fechadas, poderão adotar osistema de constituição simultânea.
A subscrição, nesses casos, será somente particular, sem nenhuma publicidade, concitando os subscritores a aderir à constituição. Será feita, portanto, no círculo íntimo de amigos ou familiares.
A constituição da companhia, assim, pode fazer-se por deliberação dos subscritores em assembléia geral ou por escritura pública. Todos os subscritores, nesse caso, sãofundadores.
Espécies de Sociedades Anônimas
As sociedades anônimas são classificadas pela lei em duas espécies distintas: a de capital fechado e a de capital aberto. A companhia é aberta ou fechada, reza aquele preceito legal, conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão.
Pequena Sociedade Anônima
Embora a lei considere que...
tracking img