Cidadania: base de uma sociedade bem estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Lato Sensu














Cidadania


Série: 3º
Turno: Matutino
Turma: 322
Professora: Ara Magna













Manaus
2010
Cidadania: base de umasociedade bem estruturada

A cidadania é a base que fundamenta uma sociedade, pois é essencial para que se tenha ordem. Cidadania não é algo novo, pois sua origem vem desde a Grécia clássica;e, também, não depende apenas de um único indivíduo, mas de uma ação conjunta para o bem estar e desenvolvimento da nação, é ela quem permite ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos doEstado.
A cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia, expandindo-se para o resto da Europa, sendo usada então para designar os direitos relativos ao cidadão, onde penashomens já adultos e proprietários de terras eram cidadãos, diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados nesse meio. Esse antigo conceitode cidadania, porém, evoluiu com o tempo se tornando o que é hoje, abrangendo a todos, sejam homens ou mulheres. Mas cidadania é, propriamente, o exercício de ser cidadão tendo noção de seus direitos edeveres, as atitudes de cada indivíduo em meio a uma sociedade em que as suas ações influenciam a todos.
Um dos problemas que são um impasse para uma boa estrutura social e exercício pleno dacidadania é a desigualdade social. A origem dos problemas sociais de exclusão de minorias não é recente apesar de ainda assolar o país. Data da época da colonização, onde negros eram escravos e outrasminorias, como os índios, eram subjugadas por portugueses. Mesmo depois de nossa independência e do fim da escravidão com a Lei Áurea tais preconceitos e exclusões sociais permaneceram, já que emconjunto com a Lei não se teve uma campanha de inclusão social dos mesmos. De acordo com a constituição em vigor todos os cidadãos são iguais, independentemente de raça, classe social ou credo, mas ainda...
tracking img