Ciclos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLO DO ENXOFRE



O enxofre apresenta um ciclo que se passa entre o ar e os sedimentos. Existe um grande depósito na crosta terrestre e nos sedimentos e um depósito menor na atmosfera.
No reservatório terrestre, os microorganismos têm função preponderante pois realizam a oxidação ou redução química. Dessas reações, resulta a recuperação do enxofre dos sedimentos mais profundos.
Na crostae no ar, paralelamente, ocorrem processos geoquímicos e meteorológicos, tais como erosão, lixiviação, ação da chuva, etc. e processos biológicos de produção e decomposição. Há, portanto, no ciclo, uma interdependência entre água, ar e terra.
Os sulfatos constituem a forma mais reduzida que é incorporada pelos autótrofos para fazer parte das proteínas sendo o enxofre um elemento constituinte decertos aminoácidos.
O ecossistema não necessita tanto de enxofre como de nitrogênio e do fósforo. Mas, quando se formam sulfetos de ferro nos sedimentos, o fósforo é convertido de uma forma insolúvel a solúvel, que pode ser assimilada pelos organismos vivos. Esse fato mostra como um ciclo pode interagir regulando outro.
O SO2 normalmente constitui passo transitório no ciclo e na maioria dosambientes aparece em concentrações muito baixas. Todavia, a poluição industrial produzindo óxidos de enxofre vem afetando esse ciclo. Com as emissões das indústrias e queima de carvão nas termoelétricas, o SO2 tem sido encontrado em grandes quantidades na atmosfera. O dióxido de enxofre prejudica a fotossíntese como pode ser verificado pela destruição dos vegetais junto às fundições de cobre.
Aconcentração de óxidos voláteis de enxofre, nitrogênio, etc. no ar, tem sido consideravelmente aumentada pela queima de combustíveis fósseis (petróleo entre outros), principalmente nas áreas urbanas, até causarem problemas de intoxicação e envenenamento dos seres vivos como já ocorreu no Japão e outros países. Em 1966, nos estados unidos, esses óxidos voláteis constituíam aproximadamente a terça partedas 125 milhões de toneladas dos poluentes industriais do ar
CICLO DO CARBONO

O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
O elemento carbono é encontrado na atmosfera na formade gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então ocarbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros ocarbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.
Nos últimos anos desde a Revolução Industrial temos presenciado uma drástica mudança no ciclo do carbono. Durante muito tempo esse ciclopermaneceu estável com a liberação de gás carbônico na atmosfera sendo compensada pela sua absorção pelas plantas e vice-versa.
Contudo, o processo de industrialização e a conseqüente utilização de combustíveis fósseis ou não (o álcool também libera CO2 embora bem menos do que a gasolina, por exemplo), além de um aumento nos níveis de consumo, têm aumentado de forma vertiginosa o lançamento de...
tracking img