Ciclos biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Serviço Público FederalUniversidade Federal de GoiásCampus Avançado de CatalãoDepartamento de Engenharia Civil | |

QUESTIONÁRIO SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Docente: Prof. Antover Panazzolo Sarmento
Aluna: Cicília Resende Braga
Matrícula: 124265
1) Cadeia alimentar é a continua transferência de mateira e energia que acontece ente osseres de um ecossistema em função de um ser vivo servir de alimento para o outro e ao longo dessa transferência, que passa pelos organismos produtores, consumidores e decompositores, o fluxo de energia sempre diminui em direção aos decompositores. Um exemplo de uma cadeia alimentar seria: planta (produtor) -> animal herbívoro (consumidor primário) -> animal carnívoro (consumidor secundário)-> insetos saprófagos (consumidores terciários) -> bactérias e fungos (decompositores).
2) O conhecimento da estrutura e dinâmica dos ciclo biogeoquímicos é de fundamental importância porque as atividades humanas introduzem nos ecossistemas, várias substâncias novas e com potencial efeito tóxico, que estabelecem padrões de ciclagem biogeoquímica, causando danos por onde passa. Outraconsequência negativa da ação humana pode ser o bloqueio ou alteração dos ciclos naturais, tornando-os acíclicos. Com isso, há uma perda de recursos naturais, deixando pobre os ecossistemas, ou mesmo, degenerando-os.
a) O ciclo da água representa a circulação e reciclagem da água na natureza. A água líquida sobre a superfície terrestre é aquecida e se transforma em água no estado gasoso, que posteriormentevão formar nuvens que ao se resfriarem, precipitam em forma de chuva.
b) É o conjunto de fenômenos naturais que leva um tipo de rocha a se transformar em outro. Tudo começa na superfície da Terra, com a erosão provocada por intempéries como a chuva e o vento. No fim desse processo, formam-se as rochas sedimentares, que se transformam em metamórficas nas profundezas da crosta terrestre. Asmetamórficas, por sua vez, acabam virando magma, que, em algum momento, se solidifica e vira rocha ígnea, dando início ao ciclo novamente. 
c) Entre os compartimentos do ciclo do carbono, são os oceanos que estocam em maiores quantidades; uma pequena parte na forma de gás carbônico dissolvido na água, e a maior parcela, na forma de íons carbonato e bicarbonato. Porém, é na atmosfera, como gás carbônico,que o carbono se apresenta disponível para ser utilizado pelos vegetais, na fotossíntese, e assim transformar-se em alimento para o resto da cadeia alimentar. Ele retorna para a atmosfera pelos processos de respiração, bem como pela combustão de matéria orgânica.
d) Muitos organismos são ricos de sais de cálcio em suas estruturas, sendo carbonatos e fosfatos de cálcio. Após a morte dessesanimais, essas estruturas se decompõem lentamente e os seus sais de cálcio se dissolvem na água e no solo. Posteriormente, pode ocorrer a sedimentação ou a deposição desses sais em regiões circunscritas, surgindo terrenos sedimentares de calcário, como também é possível a sua absorção e aproveitamento por novos animais, reiniciando, assim, o ciclo.
e) O principal reservatório do íons fosfato na naturezaé a rocha, que após sofrer degradação, libera esse íon, que volta ao ecossistema. Por ser um composto solúvel, esse íon é facilmente carregado pelas chuvas até as águas dos mares e dos rios. O íon é então absorvido pelos vegetais através do solo ou de soluções aquosas e pode também ser incorporado pelos animais através da água e da cadeia alimentar. Com a decomposição da matéria orgânica feitapor bactérias fosfolizantes, o íon fosfato presente na estrutura dos seres vivos é devolvido ao solo e à água sob a forma inorgânica, formando outro reservatório desse nutriente na natureza. A partir daí, o fosfato é novamente incorporado às rochas, retomando o seu ciclo.
f) O ciclo do nitrogênio depende basicamente da ação de bactérias especializadas. As bactérias fixadoras presentes no solo...
tracking img