Alongamento muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

INTRODUÇÃO: Os exercícios de alongamento muscular estão entre os mais comumente utilizados na reabilitação e na prática esportiva e são muito estudados, porém, seu efeito no desempenho esportivo e na prevenção de lesões ainda é polêmico. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre as implicações do alongamento na performance e na prevenção de lesões.METODOLOGIA: Foi realizada pesquisa no Medline, Lilacs, Pubmed e Cochrane, considerando o período de 1990 a 2008, em três combinações de palavras-chave: alongamento músculo esquelético, duração e freqüência (grupo I); alongamento músculo esquelético e performance (grupo II); e alongamento músculo esquelético, lesão e prevenção (grupo III). RESULTADOS: Dos grupos I e II foram utilizados 17 artigos edo grupo III 26 artigos. A exclusão dos estudos ocorreu em virtude da leitura do título e do resumo e por não terem sido realizados com sujeitos saudáveis, ou não estarem relacionados com exercícios de alongamento, performance e prevenção de lesões. CONCLUSÃO: Observou-se que a prática do alongamento agudo apresenta efeito prejudicial à performance muscular e que a realização antes do exercício nãoimplica em menor número de lesões. Já o alongamento crônico acarreta em melhoras na performance e prevenção de lesões a longo prazo. Acredita-se que há outros mecanismos, provavelmente relacionados ao processo de aquecimento, que justificaria menor incidência de lesões e melhora na performance.

Introdução:

Os exercícios de alongamento muscular estão entre os mais comumente utilizadosna reabilitação e na prática esportiva. São técnicas utilizadas para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo muscular e periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade (1). Existem basicamente três métodos de alongamento para desenvolver a flexibilidade: o alongamento passivo, o ativo e a facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Apesar de o método FNP sero mais eficaz, o alongamento estático é o mais utilizado, pois é o método mais seguro, simples e com menor risco de lesão (2). No método estático, o membro é mantido em posição estacionária em seu maior comprimento possível por um período de 15 a 60 segundos (1). De acordo com Bandy (3) o procedimento deve ser realizado de forma lenta e gradual para evitar a resposta neurológica do reflexo doestiramento e estimular a atividade dos órgãos tendinosos de Golgi.
Os efeitos do alongamento muscular têm sido estudados de forma extensiva recentemente. Dentre os aspectos mais polêmicos, nestes estudos destacam-se a influência do aquecimento muscular prévio ao alongamento, influência deste na performance esportiva e na prevenção de lesões.
Durante décadas, o alongamento antes dotreinamento físico tem sido uma prática comum em todos os níveis do desporto. Contudo, tem-se demonstrado que o alongamento pré-exercício não reduz as taxas de lesões e, em alguns casos, pode predispor a lesão, ou seja, é provável que haja pouco ou nenhum benefício na prevenção de lesões quando o atleta é submetido ao exercício de alongamento antes da sessão de treinamento (4).

Objetivo:Levando em consideração o número de estudos realizados a respeito de alongamento muscular e suas contradições, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as implicações do alongamento na performance e na prevenção de lesões.

Metodologia:

Para a realização do presente estudo foi realizada pesquisa dos artigos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs, Pubmed eCochrane, considerando o período de 1990 a 2008. A busca foi dividida em três grupos, nos quais as palavras-chave foram combinadas de acordo com o assunto pesquisado em cada etapa: alongamento músculo esquelético, duração e freqüência (grupo I); alongamento músculo esquelético e performance (grupo II); e alongamento músculo esquelético, lesão e prevenção (grupo III).
Foram encontrados...
tracking img