Ciclo gravidico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Estácio da Bahia
Faculdade de Enfermagem







ANOMALIAS CONGÊNITAS









Salvador
2012





Centro Universitário Estácio da Bahia
Faculdade de Enfermagem



ANOMALIAS CONGÊITAS

por

Leandra Alves



Trabalho apresentado à professora Vera Borges, regente da disciplina Saúde da Mulher IIança e Adolescente, do 6º semestre dafaculdade de Enfermagem, turma C/D, turn noturno, como avaliação parcial da Unidade I de 2012.2.



Salvador
2012

Anomalias congênitas


Anomalia congênita é uma condição presente ao nascimento onde a hereditariedade não pode ser imediatamente excluída e não está necessariamente causando a anomalia que se apresenta. Pode ser definida portanto como qualquer defeito na constituição de algumórgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética , ambiental ou mista.
Essa definição abrange todos os desvios em relação à forma, tamanho, posição, número e coloração de uma ou mais partes do corpo capazes de ser averiguadas macroscopicamente ao nascimento e/ou por ser discreta que não tenha sido verificada na ocasião em quea criança nasceu e só se manifeste clinicamente mais tarde.
Nesse sentido não se distingue de "erros inatos do metabolismo" ou "enfermidades genéticas" no sentido amplo de desvios do estado de saúde devido total ou parcialmente à constituição genética do indivíduo, embora a condição de deficiência (handicap), mesmo associado às malformações graves (com perda de função da área afetada) nãocorrespondem exatamente à noção de ausência de saúde.
A deficiência mental especialmente se associada a malformações de outros órgãos ou partes do corpo e a outras alterações da forma e função do sistema nervoso é uma malformação congênita. A perda das funções mentais após o desenvolvimento individual é denominada demência.
As malformações por sua vez, (mesmo menores), necessariamente distingue-se davariação individual média que caracterizam a variabilidade da espécie humana ou raças por seu caráter de tudo ou nada (presente ou ausente) em vez da transição gradativa das características individuais.
As anomalias podem ser simples, como um pequeno hemangioma porém há outras graves, que põem em risco a vida da criança. Felizmente, a maioria das graves malformações pode ser diagnosticada comsegurança, por ultrassonografia, durante a gestação, o que propicia um adequado planejamento do parto, e uma assistência ampla e imediata ao recém-nascido. Entretanto, devemos ressaltar a necessidade da comprovação do diagnóstico após o nascimento , para termos uma conduta correta. Lembramos que, cianose, vômitos biliosos, salivação excessiva e distensão abdominal na criança ao nascer ,podem serindicativos de patologia cirúrgica. É de muita importância uma perfeita integração entre o obstetra, ultrassonografista, pediatra e o cirurgião pediátrico, para uma orientação aos pais , geralmente jovens e cheios de dúvidas, procurando dizer-lhes com clareza, explicando-lhes com detalhes se há ou não gravidade com seu filho, que em breve irá nascer e qual o prognóstico.

Algumas anomalias podemnecessitar de tratamento cirúrgico nas primeiras horas ou dias de vida, como as obstruções do tubo digestivo (atresias do esôfago, do intestino ou do ânus) algumas anomalias urinárias como a extrofia vesical e graves hidronefroses (acúmulo de urina nos rins), os defeitos da parede do abdome com exteriorização do intestino, etc.


Epidemiologia
As ACs apresentam características próprias quantoincidência, influência genética e gravidade, havendo a relação com a localização geográfica, época e a técnica de reconhecimento dos indivíduos acometidos. As ACs englobam as anormalidades genéticas distúrbios cromossômicos e gênicos), além de causas ambientais e multifatoriais(14). Em geral, os programas de detecção de AC incluem apenas os de etiologia genética sendo que dados a respeito de...
tracking img