Ciclo de wilson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de Wilson: É o ciclo completo pelo qual passa uma bacia oceânica: rifteamento, subsidência, abertura do Oceano, início da subducção, fechamento da bacia oceânica e, eventualmente, colisãocontinente-continente. A idéia básica de Wilson é que o rifteamento tende a ocorrer segundo antigos eixos orogenéticos, de tal forma que estes se tornam as margens dos fragmentos continentais rifteados, osquais eventualmente voltam a ser colidir, dando origem a novos orógenos e criando novos eixos ao longo do qual ocorrerá o rifteamento de futuros ciclos. Wilson dividiu o ciclo em seis estágiosdistintos, especificados abaixo:

 Estágio “zero”: O bloco continental está estável (cráton), ou seja, está atectônico, sem atividade vulcânica e sem atividade sísmica.

 Estágio Embrionário: Pluma demagma gera um ponto quente, criando um domo de 3-4 km de altura e 1000 km de diâmetro. O domo adelga-se e se parte – processo de rifteamento (formação de um “rift”).

 Estágio Jovem: Formação deuma crosta transicional; formação de um limite divergente e formação de litosfera oceânica.

 Estágio Maduro: Processo final de rifteamento; instalação da dorsal oceânica; formação da margem passivacontinental. Resfriamento lento da crosta oceânica recém-formada, que junto com o peso dos sedimentos afunda a crosta. A cunha de sedimentos se expande desde a plataforma até a planície abissal,variando de espessura gradualmente; variações composicionais dependem das rochas-fonte erodidas.

 Estágio Declinante: Início com quebra da crosta oceânica recém-formada e subducção, por causa da suadensidade; aquecimento gradual da litosfera em subducção. Desidratação ao longo da placa; geração de magmas por fusão da cunha do manto sobrejacente.

 Estágio Terminal: Inúmeras seqüências deconvergência e colisão entre duas placas continentais ou entre uma placa continental e arcos de ilhas, gerando cadeias de montanhas.

 Estágio Reliquiar: Consumo total da litosfera oceânica, que...
tracking img