Ciclo de wilson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de Wilson


Ciclo de Wilson foi um termo proposto por Kevin Burke e John Dewey, em homenagem a J.T. Wilson. É o Ciclo completo de formação, desenvolvimento efechamento de um oceano relacionado às placas tectônicas. Começa com a formação de uma zona de rift em crosta continental e consequentemente a formação de um oceano, seguido de expansãodos fundos (Teoria das placas tectônicas). Por fim, como resultado da colisão entre as placas, dá-se o fechamento desse oceano, num processo de subducção, com geração de umacadeia de montanhas. Há seis estágios, que podem se repetir ou serem abortadas em uma fase qualquer:
Estágio Embrionário: inicia o rifteamento com uma junção tríplice (a partirde um hot-spot). Ex. Leste Africano.
Estágio Juvenil: inicia o rifteamento com um novo oceano, com derramamento de lavas básicas tipo MORB (ou mantélicas). Ex. Mar Vermelho.Estágio de Maturidade: ocorre o alargamento da placa oceânica com afinamento da crosta aceânica. Ex. Oceano Atlântico.
Estágio de Sensibilidade: o alargamento do oceano é máximoe já começa a subducção e a destruição de placa oceânica. Ex. Oceano Pacífico
Estágio Terminal: há aproximação de duas massas continentais (em regiões opostas de uma placaoceânica. A crosta oceânica está em processo de subducção total e o edifício orogenético começa a ficar mais alto e mais largo. Ex. Mar Mediterrâneo.
Estágio de geosutura: a crostaoceânica desaparece e as massas continentais colidem. O edifício orogenético se amplia e chega a sua largura máxima. Há o espessamento da crosta. Ex. Cadeia Himalaiana/Índia
Oregistro geológico mostra que o Ciclo de Wilson ocorreu várias vezes na história da terra, com a movimentação contínua dos continentes, ora se juntando ora se fragmentando.
tracking img