Jogos ducativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGOS

A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento

The play and its implications in the development and learning processes


Scheila Tatiana Duarte Cordazzo*,I; Mauro Luís Vieira **,II
I Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
II Professor Doutor do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCEndereço para correspondência


________________________________________
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Para tanto, primeiramente é feita uma discussão sobre a utilização das definições dos termos brinquedo, brincadeira e jogo. A brincadeira é vista na literatura como um recurso quepode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar. O que se pode concluir é que, utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, o meio escolar encontra dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como um facilitador para aaprendizagem.
Palavras-chave: Brincadeira, Aprendizagem, Desenvolvimento.
________________________________________
ABSTRACT
This paper has as objective to discuss the contributions that the play can offer to the learning and the child development. First of all a discuss on the use of the definitions of the terms toy, play and game is made. The play is seen in literature as a resource that canstimulate the child development and provide easy ways for the school learning. In conclude, to use the play as a resource for the learning is to take advantage of an own motivation of the children and to become the learning of school contents more attractive, as well. However, the school finds difficulties that hinder the use it resource of the play as an easy way for the learning.
Keywords: Play,Learning, Development.
________________________________________


O brincar é a atividade predominante na infância e vem sendo explorado no campo científico, com o intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento e com a saúde e, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças. Este artigo tem porfinalidade, com base em pressupostos teóricos e resultados de pesquisas, apresentar evidências sobre as contribuições que a brincadeira oferece ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem no contexto escolar.
A perspectiva teórica que dará base ao artigo está amparada no pressuposto de que tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento humano são construídos e influenciados por um contextohistórico, social e cultural. Para tanto, serão utilizados, neste artigo, os construtos teóricos fornecidos por Vygotsky (1991) e a contribuição de autores que levam em conta a concepção sócio-cultural em alguns de seus estudos, tais como Leontiev (1994), Friedmann (1996), Bomtempo (1997), Blatchford (1998), Brougère (1998), Elkonin (1998), Dohme (2002), Dias Facci (2004) e Biscoli (2005), entre outros.
Aforma como o fenômeno é abordado traz influências na compreensão dos resultados de pesquisas. Para tanto, faz-se necessário, em primeiro lugar, discutir as diversas concepções existentes sobre a definição dos termos e dos conceitos brinquedo, brincadeira e jogo.

Definição dos termos brinquedo, brincadeira e jogo
Brinquedo, brincadeira e jogo são termos que podem se confundir, uma vez que asua utilização varia de acordo com o idioma utilizado. Bomtempo e cols (1986), Kishimoto (1994), Brougère; Wajskop (1997) e Baptista da Silva (2003) discutem as dificuldades existentes na definição dessas palavras nas línguas francesa, inglesa e portuguesa. Segundo os autores, cada idioma possui particularidades na utilização das mesmas, o que as faz diferirem entre si.
Para a caracterização do...
tracking img