Ciclo de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADOLOGIA

ADMINISTRANDO PRODUTOS



Administrar produtos, não é tarefa fácil, uma vez que as mudanças são constantes, tanto no mercado como na concorrência.



Os ciclos de vida dos produtos

Todos os produtos possuem um ciclo de vida que descreve os estágios que são percorridos por ele desde o seu planejamento até o seu fim. O ciclo está dividido em quatro estágios: introdução,crescimento, maturidade e declínio

• Introdução – período de lento crescimento das vendas após seu lançamento. Os gastos com o lançamento dos produtos são altos, o que pode influenciar os lucros.

• Crescimento – período de rápida aceitação do produto no mercado, refletindo uma melhoria substancial do lucro.

• Maturidade – período com declínio no crescimento das vendas tendo emvista a aceitação conquistada pelo produto junto à maioria dos clientes potenciais.

• Declínio – forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.



Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto.





[pic]





O gráfico anterior mostra o ciclo de vida do produto. No caso são as vendas totais no decorrer do tempo. Junto às vendas totais, outrodado muito importante é o lucro total. Quando os produtos são lançados no mercado, não há lucro, mas despesas de desenvolvimento, de propaganda de lançamento, de promoções etc. Portanto há prejuízo. Com o aumento das vendas, atinge-se o ponto de equilíbrio, quando a organização recupera o investimento feito e passa a apresentar lucro. Esta relação, lucro x vendas, é mostrada a seguir.



[pic]Resumidamente, dizer que um produto possui ciclo de vida é afirmar que:

• Os produtos têm vida limitada.

• Suas vendas passam por fases distintas e cada uma delas apresenta desafios diferentes.

• Os lucros crescem e diminuem ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

• Os produtos requerem estratégias diferentes, de marketing, finanças,produção, compras e de pessoal, de acordo com seu estágio no ciclo de vida.

Durante o ciclo de vida de um produto, a empresa deverá reformular várias vezes sua estratégia de marketing uma vez que existem condições econômicas mutáveis e concorrentes que promovem o surgimento de novas mercadorias. Desta forma, a empresa deverá adaptar sua estratégia a cada estágio do ciclo de vida do produto.

É,freqüentemente, difícil identificar com precisão quando cada estágio do ciclo de vida começa e/ou termina, por este motivo a prática é caracterizar os estágios, quando as taxas de crescimento ou declínio se tornam bastante pronunciadas (vultuosas / marcantes / visíveis em termos de números = resultados financeiros). Ainda assim, as empresas devem avaliar a seqüência normal do ciclo de vida e a duraçãomédia de cada estágio até mesmo para, comparativamente, saber se seu produto está melhor colocado que o de um concorrente. Logo, um profundo conhecimento de cada um destes estágios é essencial para os profissionais de administração e marketing, pois cada oferta de marketing requer estratégias diferentes para suas finanças, produção, logística e promoção em cada um de seus ciclos de vida.

Asempresas costumam direcionar ações específicas do seu composto de marketing para cada fase do ciclo de vida do produto, tendo em vista a melhor adequação às demandas, pois as atitudes e necessidades dos consumidores variam em cada estágio.



Introduzindo novos produtos

A empresa precisa ser ágil e eficiente para introduzir um produto no mercado. Geralmente, as empresas investem alto nodesenvolvimento de um novo produto, independentemente se ele é totalmente novo no mercado ou se é apenas uma nova versão. É preciso desenvolver canais de distribuição, em alguns casos até oferecendo incentivos, além de promovê-lo nos meios de comunicação adequados para construir a demanda de uma forma que seja vendido não somente o produto, mas tudo o que há por trás dele (marca, prestígio, imagem,...
tracking img