ciclo 1 Exerc cio Portf lio LB de Sinais

1129 palavras 5 páginas
Claretiano Centro Universitário
Curso de Licenciatura - EAD
Língua Brasileira de Sinais

Data: 19-08-2015

Atividade no Portfólio – Ciclo 1

Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda as questões a seguir.
1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:
• Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.
• Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.
• Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
• Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.
• Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.
De acordo com cada função da audição citadas anteriormente, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.

Podemos citar como exemplos de ações cotidianas as seguintes situações:
Exemplo 1 - Sinal sonoro em passagem de nível: Uma das formas de comunicação quando há uma travessia de um trem sob uma passagem de nível é a utilização do sinal sonoro como “alerta”. Uma buzina é acionada por parte da locomotiva e ao mesmo tempo, um sinal sonoro (tipo sino) também é acionado durante a descida da cancela, que impede a passagem de carros e pedestres. Neste caso específico, a cancela é utilizada como sinalização visual para complementar a situação de “alerta”.
Exemplo 2 - Congressos e seminários: Momento utilizado com grande emprego da linguagem oral, onde há transmissão de informações para um grande número de ouvintes. Uma deficiência neste tipo de comunicação

Relacionados