Cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cibercultura e a Identidade Planetária


Segundo Castells (2003b) um novo salto tecnológico permitiu a difusão da internet na sociedade em geral: a criação de um novo aplicativo, ateia mundial (world wide web – WWW), que organizava o teor dos sítios da internet por informação, e não por localização, oferecendo aos usuários um sistema fácil de pesquisa para procurar as informaçõesdesejadas.

É a partir do desenvolvimento da revolução da tecnologia na informação que a formação dos meios de inovação foram descobertas, aplicadas e testadas em processos de tentativa eerro: aprendia-se fazendo.

Com a aceleração da cibercultura, cria-se a mediação entre o espaço público virtual e o espaço público global/local, sem limites geográficos ou de tempo. Ampliamse osprocessos de (re) configuração e as novas formas de interação, evidenciando a cibersocialidade.

A cibercultura nasce nos anos 50 com a informática e a cibernética e começa a se tornar popular nadécada de 70 com o surgimento do microcomputador e se estabelece completamente nos anos 80 e 90, principalmente com o boom da internet.
A cibercultura caractereza-se por três leis fundadoras: aliberação do pólo de emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais. Esses três pontos vão proporcionar uma mudança social na vivência do espaço edo tempo e os processos de re-mixagem contemporâneos.

Na cibercultura é possível verificar novos meios e critérios de criação e criatividade, em que a idéia principal é a liberdade da informação,ou seja, a liberação do pólo de emissão, “tudo deve estar na rede”, de forma re-configurada, em que nada é substituído, mas aprimorado em busca de inteligências coletivas.

O lema dacibercultura é “a informação quer ser livre”. Segundo Lemos (2004a) o atual sonho da cibercultura é a existência de uma nuvem de conexão pairando sobre nossas cabeças, podendo ser acessada de qualquer lugar....
tracking img