Chuva acida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: A queima de carvão, de combustíveis fósseis e os poluentes industriais emitidos, lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera; sendo que estes reagem com o oxigênio formando a conhecida ( Chuva Ácida). As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo edas águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.
Normalmente, a chuva é fracamente ácida, com PH de 5,7 devido à presença de ácido carbônico, H2CO3, que resulta na reação do gás carbônico (CO2) com água ( H2O). O ácido carbônico é um ácido fraco que não é prejudicial ao ambiente.
Entretanto, vários outros gases, quesão produzidos em inúmeros processos químicos, ao reagirem com à água que compõe as nuvens, formam outros ácidos, muito mais fortes e prejudiciais.
Esse processo ocorre nas grandes capitais devido ao aumento da concentração de gases poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2) obtido através da combustão de combustíveis fósseis e posteriormente sendo hidratado pela água.
Entretanto, existem outrassubstâncias que podem provocar a chuva ácida, como é o caso do nitrogênio. O mesmo é lançado na atmosfera pelos escapamentos de automóveis e indústrias, assim como o enxofre.

Objetivo: O trabalho tem como objetivo mostrar as possíveis relações da Química com o meio ambiente, analisando possíveis fenômenos químicos causados pelo descontrole de poluentes na atmosfera terrestre – tomando comobase, experimentos que facilitam a explicação de tais problemas.

Materiais:
* 01 Kitassato (250 ml)
* 01 Balão de fundo chato (500 ml)
* 04 Tubos de ensaio
* 01 Becker
* 01 Bacia
* Água oxigenada 30 volumes
* Fermento biológico
* 01 Espátula
* 01 Isqueiro
* Extrato de repolho roxo
* Acido acético (vinagre)
* Hidróxido de sódio
* Fenolftaleína* Mangueira
* Enxofre
Métodos/Procedimentos: 1) Montou-se o gerador de gás colocando a mangueira no kitassato, logo em seguida o sistema gerador e coletor; 2) Colocou-se no gerador água oxigenada 30 volumes de modo a encher quase totalmente o gerador (deixe um espaço de aproximadamente 5 cm abaixo da saída lateral do gerador.
3) Encheu-se o frasco coletor (Balão volumétrico)completamente com água e em seguida coloque dentro da bacia com água, introduzido em seguida a extremidade da mangueira do gerador.
4) Colocou-se no frasco gerador com água oxigenada uma pitada de fermento biológico e tampe-o rapidamente.
5) Observou-se a produção de gás oxigênio. Quando o frasco estiver cheio tampe de guarde o oxigênio recolhido.
6) Colocou-se o frasco onde foi recolhido ooxigênio paralelamente na mesa, adicione uma porção de enxofre na espátula aqueça o até produzir uma pequena chama coloque no frasco com o oxigênio.
7) Após a combustão acrescente uns 200 ml de água e agite bem.
8) Acrescentou-se um indicador de ácido e base.
Discussão dos Resultados: Durante o experimento notou-se que foi exotérmica a decomposição da água oxigenada (H2 O2 ),possibilitando a liberação do gás oxigênio onde utilizou-se o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) com o fermento biológico nesse momento reparou-se que quando ocorreu a reação química à água que estava no frasco coletor foi saindo ficando somente o oxigênio.
H2 O2 (l) H2O(l) + O2(g)
2º A reação percebida foi durante a combustão do oxigênio com o enxofre, ondeesquentou-se o enxofre e colocou-o junto com o oxigênio verificou-se uma chama bem azul . Assim que terminou a combustão, notou-se uma nevoa branca, onde a queima do enxofre produziu o dióxido de enxofre que reage novamente com o oxigênio para estabilizar formando o trióxido de enxofre.
S(s) + O2(g) SO2(g)
SO2(g) + ½ O2(g) SO3(g)
3º A reação notada , foi no...
tracking img