Chute bate pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA
Curso de Educação Física

Paulo Zuppo
Guilherme Belini
Robson Rodrigo de Lima
José Celio
Nikolas Epp

Princípios do Treinamento

São Paulo
2013

Planejamento do treinamento
O planejamento do treinamento é realizado no período pré-preparatório do macrociclo I, ou durante o período de transição dos demais microciclos (Dantas, 1998, p.91).Starischischika ,(1998, apud Weineck 2003)O planejamento de um treinamento é um procedimento de previsão sistemática orientado para a obtenção de um objetivo e do desempenho individual , que permite a estruturação a longo prazo , do processo de treinamento.

1. Atividades realizadas na fase de anteprojeto de treinamento
Segundo Dantas (1998) de três a cinco dias antes da data marcada para aapresentação, a comissão técnica se reúne para dar início ao período de preparação (fase de anteprojeto do treinamento). Lembrando que um fator fundamental para a execução de um plano de treino é o conhecimento detalhado do desporto a ser trabalhado, mas não necessariamente esse conhecimento é proveniente de uma vivência.
O primeiro passo deve ser a familiarização dos membros da comissão técnica com odesporto
A. Familiarização com o desporto
Dantas (1998) escreve que a familiarização carrega em si um conceito de atualização da situação do desporto trabalhado. Mesmo que o treinador (ou outro membro da comissão) já tenha praticado tal atividade, esse esporte pode ter sofrido mudanças, radicais ou não, e por isso é importante que haja esse aperfeiçoamento. A familiarização baseia-se em doisaspectos: físico e técnico-tático. Essa etapa é conduzida por meio de vídeos, revistas especializadas ou explanações.
B. Reunião das informações necessárias e decisões preliminares
Uma vez familiarizada, a comissão técnica passa a reunir informações sobre os insumos (recursos) que poderão ser úteis à realização do treinamento.
Para Dantas (1998) há algumas informações a serem coletarasreferentes à:
Competição: data, local, condições geográficas (clima, fuso horário, altitude, etc.), regulamento da competição, material a ser utilizado, principais adversários, logística (viagem, deslocamento, hospedagem, alimentação, etc.).
Rol (lista) de atletas convocáveis: características físicas, técnicas, táticas e psicológicas, desempenhos anteriores, passado médico, situação atual.
Insumos detreinamento (junto à entidade que conduz o treinamento, a comissão deve reunir informações sobre os meios disponíveis para treinamento): locais disponíveis, horários viáveis, recursos financeiros, etc.
Outro ponto citado é a possibilidade de ter, num mesmo local, o ambiente de treino, alimentação, estudos, alojamento, economizando, assim, um valioso tempo que poderá ser destinado ao treinamento(Ibidem, 1998, p.92).
Decisões preliminares: quais competições em que se irá participar? Qual o grau de importância relativa entre elas (competição alvo, de segundo, de terceiro grau de importância, etc.)? Quais os atletas que serão convocados? Quantas horas por dia e quantos dias por semana se treinará? Quais serão os horários diários de treinamento?
C. Identificação das qualidades físicasintervenientes
Sobre as qualidades físicas, há diversas qualificações. Tubino (1979, apud Dantas 1998), juntamente com uma proposta de Cláudio Coutinho, crê que o melhor seria a apreciação das qualidades físicas sobre dois aspectos:
Qualidades físicas preponderantemente desenvolvidas ou obtidas por meio de treinamento, as chamadas qualidades da forma física (força dinâmica, estática e explosiva,resistência aeróbica, anaeróbica e a muscular localizada e a flexibilidade).
Qualidades inatas e que seriam tão somente aperfeiçoadas pelo treinamento – as denominadas qualidades das habilidades motoras (coordenação, descontração total e diferencial, agilidade, velocidade de reação e de movimento, equilíbrio dinâmico, estático e o recuperado).
De acordo com Dantas (1998) o preparador físico...
tracking img