Choque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Choque
O Choque, também conhecido como Estado de choque, é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpocom oxigénio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial.
Causas
As causas podem ser várias:Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, emque bactérias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogênico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea. Traumatismo externo ouinterno, perfuração súbita de órgãos, emoção, frio, queimaduras, intervenções cirúrgicas, etc. Todo acidentado pode entrar em estado de choque, progressiva ou insidiosamente, nos minutos ou horas quese seguem ao acidente.  

Estagio do estado de choque:
1) Estágio não progressivo ou compensado;
2) Estágio progressivo ou de hipoperfusão tecidual;
3) Estágio irreversível ou de lesão celular.Classificações:
•Choque Hipovolêmico:
É o choque que ocorre devido à redução do volume intravascular.
-Causas:
Hemorragias;
Desidratação;
Queimaduras;

•Choque Cardiogênico:
Ocorre naincapacidade de o coração bombear um volume de sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas dos tecidos.
-Causas
Infarto;
Tamponamento cardíaco;
Embolia pulmonar

•Choque Séptico:Resulta de uma infecção sistémica grave, com a consequente libertação de toxinas bacterianas com ação vasodilatadora para a circulação sanguínea.

-Causas
Infecção generalizada.

•ChoqueNeurogênico:
É o choque que decorre da redução do tônus vasomotor normal por distúrbio da função nervosa.
-Causas
Traumatismo;
Intoxicação.

•Choque obstrutivo:
Corresponde à alteração que impede...
tracking img