Choque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOQUE ELÉTRICO

RESUMO:

Este trabalho diz respeito do que se trata um choque elétrico, os principais locais onde eles ocorrem, os danos que podem causar ao ser humano e também como se evitarde levar um choque.

Palavras-chave: Choque elétrico, Corrente elétrica, Perigo

1 INTRODUÇÃO: O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vezé o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.). Por outro lado, isolante é omaterial que não permite que a eletricidade passe através dele: vidro, plástico, borracha, etc.

Os riscos de acidentes dos empregados que trabalham com eletricidade, em qualquer das etapas degeração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, constam da Norma Regulamentadora Instalações e Serviços em Eletricidade - NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Noções de primeirossocorros a acidentados pela corrente elétrica.

Normalmente, a resistência elétrica de nossa pele é grande e limita o estabelecimento de uma corrente elétrica caso a tensão aplicada não seja muitogrande. Com a pele seca, por exemplo, não tomamos nenhum choque se submetidos à tensão de 12 V, mas se a pele estiver úmida a resistência elétrica cai muito e podemos levar um choque considerável.

2CHOQUE ELETRICO: A energia elétrica, apesar de útil, é muito perigosa e pode provocar graves acidentes, tais como: queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos, contraçãomuscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque) que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo (de uma escada, árvore, muro, etc.) ou o seu contato comequipamentos perigosos. A imagem acima, é de uma cerca elétrica.

2.1 RISCOS DE ACIDENTES: As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro naturezas:
* Eletrocução;
* Choque...
tracking img